Centrais sindicais convocam Dia Nacional de Paralisação para agosto

15/07/2013

Dirigentes de diversas Centrais sindicais acreditam que o Dia Nacional de Lutas fortaleceu o sentido de unidade entre a classe trabalhadora, chamou a atenção para pautas que são de toda a sociedade e preparou o terreno para novas manifestações. As oito Centrais Sindicais, reunidas na última sexta-feira (12), fizeram um balanço positivo das ações que realizaram no dia 11 de julho. Diante disso, convocaram um novo Dia Nacional de Paralisação, marcado para 30 de agosto.

O objetivo do Dia Nacional é pressionar a presidente Dilma para que atenda as reivindicações dos trabalhadores. De acordo com Zé Maria, da Federação Nacional dos Metalúrgicos e dirigente da CSP Conlutas, “ou Dilma atende a pauta dos trabalhadores, até esta data, ou a paralisação nacional pode ser um caminho para uma greve geral no Brasil”.

A CSP-Conlutas chegou a propor que se definisse já pelo chamado a Greve Geral para o dia 30 de agosto. Essa forma, porém, não foi aceita pelas demais centrais. Até 30 de agosto, as Centrais vão exigir uma reunião com a presidente Dilma para, mais uma vez, exigir o atendimento da pauta unitária, que inclui os seguintes itens: redução do preço e melhor a qualidade dos transportes coletivos; mais investimentos na saúde e educação pública; fim do fator previdenciário e aumento das aposentadorias; redução da jornada de trabalho; fim dos leilões das reservas de petróleo; da terceirização; contra o PL 4330 e Reforma Agrária.

Leia mais notícias no site da CSP Conlutas.

Leia Também