Diretor da Adufs defende a redução da tarifa

08/07/2013

A tarifa de ônibus urbano em Feira de Santana, uma das pautas das manifestações de rua nos meses de junho e julho, pode ser reduzida, segundo estudo técnico do GT de Transporte e Mobilidade Urbana da Uefs. Corrigida pela inflação, a taxa, que atualmente é de R$ 2,50, seria de R$ 2,09. 
 
Conforme o estudo, apresentado pelo economista e diretor da Adufs, Rosevaldo Ferreira, em audiência pública na Câmara de Vereadores, na última sexta-feira (5), a principal variável na definição da tarifa é o Índice de Passageiros por Quilômetro (IPK), que equivale à divisão do número mensal de passageiros, descontadas as gratuidades, pela quilometragem total. Quanto menor o índice, mais cara é a tarifa. 
 
“Em Feira de Santana, o IPK não chega nem a dois passageiros por quilômetro, já que o valor do embarque do usuário com desconto é dividido ao meio”, informou Rosevaldo Ferreira. O economista ainda afirmou que comparando os últimos quatro anos, a inflação foi de 24,53%, para um crescimento de 35% da passagem, o que equivale a 10,47% a mais no valor da tarifa. Este valor, entretanto, não está relacionado à qualidade do serviço oferecido para a população.Veja tabela com relação das tarifas de ônibus em algumas cidades brasileiras.
 
“A maneira como está definida a situação do transporte público virou espaço para luta de classes. De um lado estão os empresários e, de outro, a população. Infelizmente, a cidade cresceu e as distâncias aumentaram, mas o município oferta o serviço com a mesma frota de dez anos atrás”, avaliou o economista.

Leia Também