Uefs e Adufs comemoram mais um ano: duas histórias que se entrelaçam

07/06/2013

A Adufs, que em maio completou 32 anos, é uma entidade de grande importância político-social. A luta do sindicato contribui de forma significativa para a melhoria do ensino superior na Bahia e para a construção de uma universidade pública, gratuita e de qualidade. Além disso, a posição da entidade frente aos interesses da categoria, que sempre reconheceu a seriedade do trabalho realizado, tem sido responsável por melhorias significativas nas condições de trabalho, em particular no aspecto salarial, como também na defesa da democracia e da autonomia universitária.
 
Constam como bandeiras de luta da Adufs a garantia da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão; recursos públicos orçamentários suficientes para as demandas acadêmicas; luta pela valorização do trabalho docente; defesa da articulação da universidade junto à sociedade e da Uefs enquanto patrimônio da população baiana; além da consolidação e ampliação das instituições de ensino superior públicas. Em 1989, a entidade tornou-se uma Seção Sindical do Andes-SN e, atualmente, é filiada à CSP Conlutas. 
 
Em três décadas, a Associação somou importantes realizações, a exemplo do Estatuto do Magistério Superior, do aumento do orçamento das Ueba, das eleições diretas para reitor e mais a defesa de um projeto de universidade que atenda aos interesses da classe trabalhadora, tanto na formação de profissionais, quanto na produção de conhecimento científico-tecnológico e artístico-cultural.
 
Em breve, a diretoria realizará a festa de aniversário da Adufs, adiada em função da possibilidade da deflagração da greve.

 37 ANOS DE UEFS

A Uefs completou 37 anos em 31 de maio e foi criada como resultado de uma estratégia para interiorizar a Educação Superior. A partir da década de 60, o governo passou a nortear as políticas educacionais como um investimento que gera desenvolvimento econômico. Desta forma, Feira de Santana é contemplada, em 1968, com uma Faculdade de Educação e, em 1970, com a criação da Fundação Universidade de Feira de Santana (Fufs).

A universidade é instalada de forma solene no dia 31 de maio de 1976. Mais tarde, em dezembro de 1980, a Fufs é extinta  e sucedida pela Universidade Estadual de Feira de Santana – Uefs. Hoje, a instituição é reconhecida em todo o país pela credibilidade acadêmico-científica e importante trabalho realizado pelos professores, técnico-administrativos e estudantes.

Leia Também