Fórum das ADS assina Acordo Salarial e agenda reunião para discutir Carreira, Orçamento e Lei 7176/97

07/06/2013

Mais uma vez, a força do Movimento Docente (MD) e a coerência na condução do processo de negociação da pauta foram ressaltadas na assembléia de terça-feira (04), que contou com 112 docentes. Com uma abstenção, foram aprovados todos os indicativos do Fórum das ADs referentes à assinatura do Acordo e aos encaminhamentos para a continuidade das lutas relativas à Carreira, ao Orçamento e à Lei 7176/97. Na maioria das avaliações, houve concordância quanto ao resultado satisfatório da mobilização dos docentes, desde agosto do ano passado, e como foi fundamental para a conquista da melhoria salarial a ser incrementada com o Acordo, assinado na tarde de quinta (6).
 
Supreendentemente, o Fórum das ADs foi convidado a assinar o Acordo no Salão de Atos da Governadoria, com as presenças de secretários e do governador. O MD estranhou o gesto, pois o governo nunca recebeu a categoria, mas, ao contrário, sempre o recepcionou com policiais militares e seguranças na entrada da governadoria, não deixando sequer que se tivesse acesso ao saguão. Desta forma, as ADs responderam que não compareceriam. Reiterando o compromisso firmado de assinar o Acordo nos termos em que foi apresentado no dia 27 de maio, já aprovado nas assembleias, o Fórum das ADs se negou a compor o cenário do “final feliz”.
 
Vivenciando o descaso e a truculência do governo Wagner, para o MD o que se conquistou foi fruto da luta e da iminência da deflagração da greve, e não uma concessão. Portanto, se há o que comemorar não é com ele, e sim, com a categoria, que deu sustentação à luta. Diante da recusa do MD, o governo, então, recuou da tentativa de “ópera bufa” e a assinatura foi remarcada para a Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), apenas com a representação das secretarias da Educação (SEC), Relações Institucionais (Serin) e Administração (Saeb).
 
Após a assinatura do Acordo, os representantes da SEC se comprometeram a agendar uma reunião, em julho, para a discussão sobre o GT Carreira, o orçamento e a Lei 7176/97. Leia a ata.
 
Segundo Elson Moura, coordenador da Adufs, o MD das Ueba está de parabéns por compreender a necessidade de enfrentar, de maneira firme, o governo petista. “De forma democrática, com a participação ampla dos docentes nas discussões e deliberações, e sempre deixando explícita a disposição em esgotar todas as formas de negociação antes de deflagrar o movimento grevista, ficou demonstrada a disposição para a luta. Agora, é necessário continuar as discussões, pois Carreira, Autonomia e Orçamento precisam ser tratados com seriedade”, disse. 
 

ADs assinam Termo de Acordo. Maslowa Freitas, uma das representantes da Adufs. Ft: Emiriene Costa

ADs assinam Termo de Acordo. Maslowa Freitas, uma das representantes da Adufs. Ft: Emiriene Costa

Leia Também