Governo e lideranças encenam acordo que impõe perdas ao funcionalismo

06/05/2013

Após a reunião de negociação, na última quinta-feira (2), quando o governador disse ser “sensível” à reivindicação do funcionalismo quanto ao reajuste linear de 5,84% retroativo a janeiro, foi realizada, na sexta (3), mais uma Plenária dos servidores envolvendo várias entidades representativas. Na ocasião, o Fórum das ADs também esteve presente. Em ambas as situações, os discursos dos presidentes da Associação (Aspeb) e Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab) convergiam para a reafirmação daquela reivindicação. Entretanto, na audiência que se iniciou na sexta (3), às 16h e perdurou por quatro horas, o desfecho foi uma vitória de pirro: retroativamente a janeiro, e até junho, o reajuste será de 2,0%. Somente a partir de julho ele alcançará os 5,84%.

O Fórum das ADs acompanhou de perto este processo e, durante todo o tempo, se posicionou no sentido de desmascarar as falácias das partes que aparentavam negociar. De um lado, o governo satisfeito com a “maturidade” das lideranças e, de outro, as tais lideranças falando em nome dos servidores como se deles tivessem obtido legitimidade para tal. E assim, as partes, em “cumplicidade”, nas palavras do deputado José Neto, líder da maioria, negociaram uma proposta de reajuste “adequada” para ambas: o governo “economiza” para gastar em suas prioridades e o funcionalismo tem o valor real de seus salários diminuído.

Infelizmente, somente as ADs se manifestaram denunciando o engodo. Ainda assim, na mídia, houve uma repercussão significativa. Ao dizer que respeitava a posição dos docentes, “pois estamos na democracia”, e que preferia falar “do maior número das categorias, que mostrou uma maturidade para entender que nem sempre o céu é o limite”, Jaques Wagner não explicitou que tal maturidade é, de fato, uma deslealdade da representação dos servidores e um oportunismo político-eleitoreiro. Além disso, desde quando repor a inflação é o “céu” para salários tão aviltados? Para o Fórum das ADs, fica a lição da dificuldade em construir uma luta unitária com esses setores do movimento sindical, vinculados à CUT e às CTB.

Veja link de algumas matérias veiculadas na imprensa e no Andes-SN.

http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/professores-das-universidades-rejeitam-acordo-salarial/

http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/135736-apos-protestos-de-servidores-deputados-derrubam-sessao-que-votaria-urgencia-de-reajuste.html

http://www.tribunadabahia.com.br/2013/02/04/diretor-do-iaf-diz-que-reajuste-dado-pelo-governo-baiano-decepcionante

http://www.andes.org.br/andes/print-ultimas-noticias.andes?id=6012

http://atarde.uol.com.br/politica/materias/1501322-governo-e-servidores-fecham-acordo-sobre-reajuste

Leia Também