Governo quer conceder apenas 2,5%

01/05/2013

Seguindo a deliberação das assembleias, o Fórum das ADs se juntou a outras entidades de servidores para construir a mobilização pela reposição integral da inflação de 2012 (5,84%), retroativa a janeiro deste ano. Participou do Ato Público em frente à Governadoria, no dia 25 de abril, da Plenária dia 26 e da manifestação na Assembleia Legislativa (Alba), na terça (30) pela manhã. Como esperado, justamente no dia em que o governador, enfim, enviou o Projeto de Lei (PL) e surpreendeu a todos com um índice de apenas 2,5%!

Diante dessa afronta, os presentes ocuparam a Alba e, após protestos de servidores de diversas categorias, o deputado José Neto, líder da maioria na Assembleia, que justificou o vergonhoso índice dizendo que “o valor abaixo da inflação é resultado da difícil conjuntura econômica”, informou que a apreciação do PL aconteceria após um encontro entre a representação dos servidores e o governo. Tal reunião ocorreu na manhã de quarta-feira (1º) quando, após uma longa fala do governador, na qual relatou, de um lado, os problemas financeiros do Estado e, de outro, “os ganhos” dos servidores, ficou acertada nova reunião para esta quinta (2) às 16h, na Governadoria.

O Fórum das ADs esteve presente no encontro com o governador. Zózina Almeida, coordenadora da entidade, avalia que a possibilidade de alteração significativa no teor do PL é remota, tanto por causa da ênfase do governo com o discurso das dificuldades de caixa, culpando a “crise”, quanto porque não vislumbra um enfrentamento forte do funcionalismo contra o governo, necessário para fazê-lo recuar e conceder os 5,84% de reajuste desde janeiro passado.

Adufs, objetivando reforçar a luta em conjunto com os servidores, publicou nota e veiculou um VT na imprensa, juntamente com as outras ADs. Nesta quinta-feira (2), também participará da Plenária convocada pela Associação dos Servidores Públicos da Bahia (Aspeb) e pala Federação das Entidades dos Trabalhadores Públicos (Fetrab), às 9h, na qual será discutida a proposta a ser levada para a reunião da tarde com o governador.

Leia Também