Aula com João Pedro Stédile na Uefs

25/03/2013

A aula que marca a abertura do curso de Bacharel em Direito da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), semestre 2013.1, acontecerá nesta quarta-feira (27), às 19h, no Anfiteatro do módulo 2, campus universitário. O economista e membro da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) João Pedro Stédile fará uma palestra com o tema Do neoliberalismo ao neodesenvolvimentismo: uma análise do Estado brasileiro.

A atividade é uma promoção do Colegiado e Diretório Acadêmico de Direito, com o apoio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Uefs (Prograd).

PIONEIRISMO NO NORDESTE

A Uefs é a segunda universidade pública do Brasil e a primeira do Nordeste a integrar o projeto Educação no Campo, implantado no curso de Bacharel em Direito através de parceria entre a instituição e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

O projeto funciona com verba do governo federal e tem o objetivo de ampliar os níveis de escolarização formal dos trabalhadores rurais assentados, fortalecer a educação nas áreas de reforma agrária e atuar como instrumento de democratização do conhecimento no campo.

São contempladas 40 pessoas de 11 organizações não-governamentais (ONGs) e movimentos sociais que funcionam em dez estados brasileiros. “Pretendemos ter como bacharéis em Direito pessoas de movimentos sociais e populares e com dificuldade de acesso ao ensino superior público. Com a formação, eles podem se apropriar das práticas jurídicas e fazer o enfrentamento das lutas que são deles”, disse Marília Lomanto Veloso, coordenadora do Colegiado de Direito da Uefs, informando que o projeto foi trabalhado durante quatro anos.

O projeto Educação no Campo foi implantado primeiramente na Universidade Federal de Goiás (UFG).

Leia Também