Tema sobre feminismo evoca as mulheres à política

25/03/2013

A configuração do feminino na sociedade e as experiências pessoais na vida política embasaram a exposição das debatedoras Ivannide Santa Bárbara e Maria das Graças Fonseca, participantes da primeira edição de 2013 da Quinta-Encontros, que teve o tema História de Mulheres.

A professora Maria das Graças Fonseca frisou que, geralmente, as políticas públicas do país pensam e planejam as ações para a mulher na fase reprodutiva. “Muitas vezes, os projetos de atendimento à categoria não pensam a terceira idade. São diversas mudanças que existem no papel, mas que nunca foram implantadas”, alertou. Segundo a docente, o espaço do debate do evento é “uma tentativa de quebrar esse silêncio macabro”.

Se considerada a realidade das mulheres na disputa da vida pública a situação é ainda pior, segundo Ivannide Santa Bárbara. “Muitas vezes temos que recuar por motivos que envolvem diversos aspectos, a exemplo de uma condição do partido ou do grupo político”. Ainda assim, a militante do Movimento Negro de Feira de Santana (MNU), que responde pela Secretaria da Ação Social de Água Fria há três meses, incentiva as mulheres a não desistirem.

A confraternização contou com diversificado buffet e foi animada pela música do cantor Paulo Costa, que apresentou um repertório especial para as mulheres. O evento aconteceu na última quinta-feira (21).

Leia Também