Assembleia rejeita a proposta do governo e exige avanço na negociação

25/03/2013

O discurso de endurecimento nas negociações com o governo e da exigência do atendimento da pauta de reivindicações foi bastante utilizado entre os 99 professores que participaram da assembleia da Adufs, na última quarta-feira (20). Os docentes rejeitaram a proposta e mantiveram o encaminhamento definido anteriormente, que prevê o restante da incorporação da gratificação por Condições Especiais de Trabalho (CET) ainda este ano, mais o reajuste salarial de 28%, equiparando o salário com os valores pagos aos educadores das universidades estaduais do Ceará, atualmente, o melhor do Nordeste.

Durante a assembleia, a diretoria mostrou o estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) sobre a vergonhosa proposta do governo Wagner apresentada no dia 27 de fevereiro deste ano. Os professores da Uefs ficaram indignados, pois as condições apresentadas ficam muito aquém da expectativa e do que foi reivindicado pelo Movimento Docente (MD), na medida em que prorroga a incorporação, reduz o valor dos salários durante meses, fere a isonomia da categoria e não aborda o reajuste de 28%, ou seja, algo pior do que o foi apresentado em 2010 e que foi responsável pela deflagração de uma greve de 77 dias em 2011.

Os professores das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) estão mobilizados e dispostos ao enfrentamento com o governo Wagner na luta por melhores salários e defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade. Uma agenda de atividades foi aprovada na assembleia da categoria e inclui campanha de mídia na imprensa e nas redes sociais, assembleia em meados de abril para pautar avaliação do indicativo de greve, construção de uma nota pública denunciando o não pagamento do reajuste linear de 5,84% ao funcionalismo e um outro documento denunciando os problemas vivenciados na Uefs - orçamento insuficiente, baixos salários e a precarização das condições de trabalho e de estudo.

Também foi aprovada uma concentração durante a Mesa de Negociação com o governo, nesta quarta-feira (27), às 10 horas, na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem). Na ocasião, o Fórum das ADs e o Andes-SN informarão ao governo sobre a rejeição da proposta e a exigência da apresentação de nova alternativa para dar andamento às negociações sobre a pauta salarial.A Adufs providenciará transporte para os docentes que residem em Feira de Santana, saindo do Módulo IV às 7h30 e retornando às 13h.

Em discurso, Elson Moura, coordenador da Adufs, frisou que “aceitar a proposta do governo Wagner é jogar fora os 77 dias de greve da categoria, o que seria um retrocesso nas negociações”. Antes do ponto de pauta da avaliação da negociação com o governo, a diretoria da Associação fez um histórico de toda a negociação da pauta salarial 2012, que apesar de protocolada em junho do ano passado só começou a ser discutida no mês de novembro.

Leia Também