Professores da Uepb e da Ueap entram em greve

28/02/2013

Os professores da Universidade Estadual da Paraíba (Uepb) entraram em greve por tempo indeterminado no dia 26 deste mês. A categoria havia paralisado as atividades acadêmicas nos dias 21, 22 e 25. Desde o primeiro dia do movimento, nenhuma contraproposta da reitoria e do governo foi apresentada aos professores.

Os docentes querem a recomposição salarial de 17,7%, paridade de salários entre os ativos e os aposentados, política de assistência estudantil, qualidade do Ensino Público, respeito à autonomia departamental e conservação das Resoluções de Encargos Docentes, criação de uma comissão em defesa da Uepb e a regulamentação imediata dos reajustes salariais concedidos aos ativos.

“O reitor Antônio Guedes Rangel condicionou qualquer recomposição salarial a um novo aporte de recursos, pois a proposta orçamentária encaminhada pela instituição ao Governo do Estado não previu a revisão salarial para os trabalhadores. Não podemos aceitar isso e exigimos que ele negocie novos valores com a administração estadual”, disse Salete Salete Vidal, diretora de comunicação da Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba (Aduepb). A sindicalista ainda informou que o valor destinado à Uepb em 2013 é de R$ 231 milhões.

Também entraram em greve os professores da Universidade Estadual do Amapá (Ueap). A mobilização segue por tempo indeterminado até que o governo envie o projeto de lei que cria o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCR) da categoria para a Assembleia Legislativa.

Leia Também