MD exige prazo para o governo apresentar propostas

31/01/2013

A situação das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) em relação ao atual quadro de professores é calamitosa. O quadro docente (vagas), definido pela Lei 11.638/10, está completamente estrangulado. O crescimento nos cursos de graduação e pós-graduação, bem como o adensamento das atividades acadêmicas na pesquisa e na extensão, provocaram uma situação que exige a imediata ampliação de vagas.

Na última quarta-feira (30), ocorreu uma reunião entre os reitores, as ADs e o coordenador da Codes (Coordenação para o Desenvolvimento da Educação Superior), quando o problema foi novamente pautado. Durante a reunião, o Fórum das ADs exigiu que a Secretaria da Educação (SEC) apresente uma proposta que atenda às novas necessidades na perspectiva de longo prazo, pelo menos até 2016, ficando acordada nova reunião para o dia 19 de fevereiro, às 15 horas, na SEC. O prazo foi estabelecido pelo Movimento Docente (MD) porque na última reunião com o órgão estadual, no dia 8 de janeiro, ficou determinado que seria apresentada uma proposta no dia 30 deste mês, o que não aconteceu.  

Nildon Pitombo, atual coordenador da Codes, disse que daria ciência ao governo das demandas apresentadas pelos reitores imediatamente para que os secretários da Educação, da Casa Civil e da Administração se manifestem a respeito. Apesar da reivindicação do Movimento Docente, o chefe da pasta informou ser “muito difícil” uma proposta que atenda a demanda de longo prazo. Adiantou que, muito provavelmente, a proposta do governo será para resolver “emergencialmente” a atual situação, por ele mesmo reconhecida como “grave”.

Indignado, José Carlos Barreto, reitor da Uefs, criticou a negociação com o governo, ao dizer que “as discussões não avançaram em nenhum aspecto” e solicitou que a Codes fizesse um planejamento que previsse a atualização do quadro docente das Ueba para quatro anos. “A contratação de professores substitutos não resolve o problema. Essa é uma demanda de 2012, represada para 2013”, reclamou o gestor da Uefs. Veja situação do quadro docente da Uefs.

A professora Sandra Nívea Soares, diretora da Adufs presente na reunião com a Codes, contextualizou historicamente a reivindicação da categoria, criticou a morosidade do governo Wagner para discussão da pauta de reivindicações e falou sobre os prejuízos acadêmicos causados pela política do governo Wagner para com as Ueba.

Ao final da reunião, o Fórum das ADs acordou com o Fórum de Reitores a realização de uma reunião para avaliar a proposta do governo, a ser apresentada dia 19 de fevereiro, e discutir as estratégias conjuntas na defesa da ampliação consistente do quadro docente.

Também estiveram presentes os reitores das universidades estaduais de Santa Cruz (Uesc), Adélia Maria Carvalho, e do Sudoeste da Bahia (Uesb), Paulo Roberto Pinto, e um representante do Andes-SN

Leia Também