Gestão 2012-2014 privilegia ações de formação política

16/01/2013

Em reunião, no dia 10 de janeiro, a diretoria da Adufs, empossada em 5 de dezembro do ano passado, iniciou a discussão sobre as ações que pretende desenvolver no biênio. Entre os presentes, o desafio de conciliar as atividades acadêmicas e a atividade sindical. Particularmente, preocupa a nova diretoria como avançar nas atividades sindicais da Adufs mantendo a marca democrática, classista, combativa e independente de reitores, governos e partidos.

Assim, estes foram os princípios norteadores do debate, tanto nas campanhas sobre salários, orçamento e autonomia, quanto nas atividades que promovam o estreitamento dos laços da categoria com o sindicato.

Inicialmente, foi avaliada a conjuntura e a campanha salarial em curso: a negociação da incorporação do restante da CET e o reajuste de 28%, reivindicado desde o ano passado ao governo. Posteriormente, definiu-se por priorizar o trabalho dentro da Adufs em relação aos eventos e à formação de Grupos de Trabalho (GTs), inclusive integrando-os aos existentes no Andes-SN.

Também foi avaliada a participação da Adufs na CSP Conlutas. Por conta das férias durante o mês de fevereiro e o reinício das atividades em março, de imediato formou-se uma comissão, aberta a quem queira participar, que deve organizar a comemoração do Dia Internacional da Mulher. Foi lembrada a participação na Aula Magna do semestre 2013.1 e a realização de mais uma edição do projeto Quinta Encontros, em abril.

No dia 20 do próximo mês, a diretoria se reúne para discussão das teses do Caderno de Textos do 32º Congresso do Andes, a ser realizado entre 4 e 9 de março, no Rio de Janeiro. Dia 21, às 9h, na sede da Associação, os diretores voltam a se encontrar.

Além disso, estão agendadas duas reuniões com o governo: dia 29 de janeiro, com a Coordenação de Desenvolvimento da Educação Superior (Codes) para discutir a ampliação do quadro docente nas Ueba e a realização de concursos e seleções públicas; e dia 19 de fevereiro, quando acontecerá a segunda rodada na Mesa de Negociação com o governo.

Leia Também