Movimento Docente reivindica realização imediata de concursos

10/01/2013

A situação do quadro docente das Ueba, que sofrem com a inexistência de vagas para novos concursos e as promoções na carreira, foi discutida em reunião na tarde do dia 8 de janeiro, na Secretaria da Educação (Sec), entre a Coordenação de Desenvolvimento da Educação Superior (Codes), as ADs e o reitor da Uefs, José Carlos Barreto. O Fórum das ADs se pronunciou denunciando a política do governo Wagner de descaso e desmonte das Ueba, através do estrangulamento orçamentário.

Na ocasião, o reitor da Uefs apresentou um panorama da situação da instituição em relação ao atual quadro docente e a falta da “função gratificada” no âmbito da gestão acadêmica. Informou que a contratação de professores substitutos não resolve o problema e pediu ampliação do quadro de vagas. “Analisando o quadro docente das Ueba, reconheço que o da Uefs está estrangulado”, concordou Nildon Pitombo.

O Movimento Docente reivindicou ao coordenador que discutisse a situação dentro das secretarias do governo e que fosse encaminhado um projeto de lei à Assembleia Legislativa capaz de suprir as perspectivas de crescimento das Ueba, que, atualmente, antigos e novos cursos funcionam com quadro insuficiente de docentes. Também foram solicitadas ações emergenciais e de curto prazo.

O coordenador da Codes assumiu mais um compromisso com a categoria, o de discutir o assunto na Secretaria Estadual da Administração (Saeb), e marcou uma reunião para o dia 29 deste mês, às 9h, na SEC.

Também esteve presente na reunião o pró-reitor de Graduação da Uneb, Daniel Góes.

Leia Também