Ensino remoto e paralisação serão pauta da assembleia desta quarta-feira (12)

11/05/2021

O Ensino Remoto Emergencial (ERE) e a paralisação das atividades acadêmicas, no dia 19 de maio, serão pontos da pauta da assembleia desta quarta-feira (12), às 16h30. A reunião entre os docentes será online, através da plataforma Google Meet, e o link de acesso à sala virtual será enviado para os (as) docentes por e-mail, no dia da assembleia (12). Após os informes, a categoria irá discutir as condições de trabalho que envolvem o ERE, como a jornada de trabalho, a infraestrutura para o desenvolvimento das atividades acadêmicas fora do espaço físico da universidade e das unidades extracampus, a operacionalização dos recursos digitais e o acesso dos (as) discentes às aulas.

Assim que iniciou a pandemia, a Adufs posicionou-se contrária à realização de atividades presenciais na Uefs por conta dos riscos de contaminação e de morte da comunidade acadêmica. Aliás, não só a comunidade interna teria a vida ameaçada, mas a população em geral, já que o aumento do fluxo de pessoas no transporte coletivo e nos diversos espaços da universidade compromete a saúde da população em geral. O Ensino Remoto Emergencial levou docentes e discentes a condições laborais incompatíveis com a realidade da maioria deles. A diretoria da Adufs concorda com a realização das atividades na universidade, uma vez que o cenário que se avizinha não indica a possibilidade de um retorno presencial, mas relatos diários de professores e estudantes sobre a experiência com o ERE acende a luz sobre o alto preço pago para manter as atividades remotas a qualquer custo e em quaisquer condições.

A diretoria da Adufs continua solidária aos docentes e estudantes, reafirmando o seu compromisso com a defesa pela garantia dos direitos, melhores condições de ensino e com a sobrevivência dos docentes. Também se manifesta contra qualquer tentativa de retomada de atividades presenciais sem a vacinação e condições sanitárias.

Paralisação
Ainda na assembleia, a categoria irá avaliar a paralisação das atividades remotas, no dia 19 deste mês, contra o PL 5595, o retorno presencial das atividades e decretos correlatos dos Estados e Municípios. A suspensão dos trabalhos compõe a Semana de lutas dos Setores das Instituições Federais, Estaduais e Municipais. O encaminhamento foi da reunião virtual realizada no dia 28 de abril. A diretora da Adufs, Reinalda Souza, participou deste encontro.

Na assembleia, os docentes também tratarão sobre as discussões no âmbito do Comando de mobilização, criado pela categoria em 2017 e ampliado em assembleia realizada no dia 11 de fevereiro de 2019, quando se disponibilizaram a compor o grupo os docentes: Álvaro Alves, Helder Jacobina, Afonso Mancuso, Adroaldo Oliveira, Gracinete Souza, Sarah Rios, Neima Oliveira e Francisco José Souto. A diretoria da Adufs já integra a equipe.

Leia o Edital de Convocação da assembleia. 

Leia Também