Na próxima sexta-feira (14) terá Live em comemoração aos 40 anos da Adufs

11/05/2021

A Adufs completará 40 anos na próxima sexta-feira (14). Por conta da pandemia, este ano não haverá comemoração festiva, mas a data será marcada. Neste dia (14), às 19h, haverá uma Live com professores da Uefs e representantes do Fórum das ADs, ANDES-SN, CSP-CONLUTAS, DCE, Sintest e da Administração Central da universidade. Os participantes falarão sobre a importância da seção sindical não só para o movimento docente, mas para a luta do conjunto da classe trabalhadora. Além da transmissão ao vivo, cards, vídeo e matéria também contarão a história de lutas e conquistas da seção sindical, mais os desafios enfrentados pelos docentes para garantir as atividades acadêmicas através do Ensino Remoto Emergencial (ERE).

A história da Adufs foi construída por diversas mãos docentes, que em alguns momentos, mesmo tendo posições políticas diferentes, uniram-se em torno de uma pauta comum: a defesa da educação pública superior. Discentes e técnico-administrativos da Uefs e das demais universidades estaduais baianas também colaboraram com esta luta. Em nível nacional, a Adufs discute, organiza e compõe as atividades realizadas pelo ANDES-SN e pela CSP-CONLUTAS.

Elson Moura, diretor da Adufs, pontua que a seção sindical sempre se empenhou para construir a unidade na luta com outras categorias de trabalhadores e trabalhadoras, já que esta é uma importante estratégia de enfrentamento à ofensiva do “capitalismo em sua expressão ultraliberal”, ao extremismo de direita e aos diversos ataques em curso pelo governo Bolsonaro. Entre as investidas governistas estão a reforma administrativa, as Propostas de Emenda Constitucional (PEC) e as medidas provisórias que preveem a redução de salários para os servidores, da jornada e salários dos trabalhadores e o contingenciamento dos recursos destinados ao setor público, que “padece da política que privilegia o lucro capitalista, produzido por subsídios diretos do Estado”.

Leia mais. 

Leia Também