Bolsonaro ameaça agredir senador que solicitou CPI sobre a pandemia

13/04/2021

O presidente Jair Bolsonaro xingou e ameaçou agredir o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que protocolou requerimento no Senado para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) a fim de apurar possíveis omissões do governo federal durante o enfrentamento da Covid-19. O caso veio à tona após o senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) divulgar em redes sociais, no último domingo (11) e na segunda-feira (12), áudios da conversa que teve com o presidente da República.

Bolsonaro cobrou de Kajuru que a CPI só vai investigar o governo federal e disse temer o teor do relatório da comissão. Bolsonaro e aliados trabalham para que a Comissão apure também a atuação de governadores e prefeitos na pandemia. Na conversa com o senador do Cidadania de Goiânia, o chefe da República ainda o pressiona a fazer pedidos de impeachment de ministros do STF.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), vai discutir com a Secretaria-Geral da Mesa Diretora se a criação de uma CPI para investigar a gestão de governadores no combate à pandemia viola o regimento do Senado. Isso porque, segundo o regimento interno, a Casa não pode criar CPI sobre questões inerentes aos estados.

Na semana passada, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que Pacheco (DEM-MG) adotasse as medidas necessárias para a adoção da CPI. A decisão de Barroso ocorreu em resposta a um mandado de segurança impetrado pelos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Jorge Kajuru (Cidadania-GO).

Fonte: ANDES-SN e O Globo, com edição.

Leia Também