Diretoria da Adufs faz primeira reunião para planejamento das atividades

13/04/2021

Ciente da necessidade da retomada imediata das ações pós o processo eleitoral, a nova diretoria da Adufs reuniu-se na mesma semana da posse. O encontro foi realizado virtualmente na última sexta-feira (9), quando houve debates, socialização das experiências acumuladas pelos componentes da atual diretoria que já estiveram à frente do sindicato, em diferentes momentos, e encaminhamento de algumas pautas.

Foram indicados os diretores que irão compor, em nome da Adufs, o Fórum das ADs e a realização de um levantamento sobre a representação docente nos conselhos Departamentais, do Orçamento Participativo (COP), Universitário (Consu) e Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Uefs. Colegiados maiores da estrutura organizacional desta universidade, o Consu e o Consepe formulam as políticas institucionais e definem as diretrizes gerais das áreas acadêmica e administrativa.

Também empenhada em continuar a articulação da universidade junto à sociedade, como ocorre desde a fundação da Adufs, a diretoria atenderá ao convite para participar da audiência pública virtual para discutir o retorno às aulas durante a pandemia na rede municipal de Feira de Santana. A atividade, realizada pelo vereador Ivamberg Lima (PT), presidente da Comissão de Educação e Cultura da Casa Legislativa, está marcada para a próxima sexta-feira (16), às 8h30, na Câmara de Vereadores.

Além dessas pautas, outros assuntos de ordem administrativa e organizacional foram debatidos. Os diretores farão outra reunião para discutir mais demandas da categoria.

Fórum das ADs
O Fórum das ADs novamente tentou dialogar com o governo do Estado para retomar a mesa de negociação permanente, interrompida desde novembro pelo governo. Um ofício com pedido de reunião foi enviado no dia 29 de março ao senador Jaques Wagner (PT), à deputada federal Alice Portugal (PCdoB), interlocutores do legislativo baiano e secretarias estaduais. No documento, os professores ressaltaram que, mesmo reconhecendo a dificuldade da pandemia, esse momento de exceção requer instituições públicas fortes e, mais do que nunca, as universidades são necessárias.

No ofício, o Fórum das ADs ainda reitera que está aberto ao diálogo com o governo, conforme o acordo estabelecido em reunião com o deputado Rosemberg, em fevereiro deste ano. Desde a interrupção das negociações, o Fórum contata sucessivamente o governo para a reabertura do canal de comunicação com os docentes, sem sucesso.

O contexto exige participação ainda maior da categoria nas discussões e ações do sindicato, que mesmo com as limitações impostas pela pandemia tem conseguido mobilizar-se no âmbito local e integrar as atividades organizadas pelo ANDES-SN e pela CSP-CONLUTAS.

“A pandemia precarizou as condições de trabalho e ensino nas universidades de todo o país. Entre as consequências estão o adoecimento, dificuldades para conciliar as suas funções com as demandas do ambiente doméstico e aumento da carga horária das atividades laborais, já que temos de lidar com tecnologias que grande parte da categoria não domina. Essa situação agrava ainda mais os ataques pelos quais estamos passando. Por isso, devemos ser enérgicos na cobrança pela retomada da mesa de negociação. É importante que a categoria esteja ainda mais presente nas atividades do movimento docente”, disse o professor Álvaro Santos Alves, membro da Secretaria de Finanças da Adufs.

Leia Também