Acompanhamento das atividades remotas é uma das pautas imediatas da Diretoria eleita para Gestão 2021-2023

30/03/2021

No último sábado (27), foi divulgado o resultado da Eleição para a Diretoria da Adufs que elegeu a Chapa Adufs – Autônoma e Democrática (confira a nominata) com 97% dos votos para assumir a Gestão 2021-2023 do sindicato. Diante de um cenário completamente novo, do ponto de vista da forma como as atividades estão sendo desenvolvidas em decorrência da pandemia, o grupo deve tomar posse já na primeira quinzena de abril com algumas pautas urgentes como o acompanhamento das atividades remotas.

Para Elson Moura, membro da coordenação geral da Diretoria eleita, apesar do amplo plano de gestão apresentado pelo grupo no período de campanha, nesse momento existem pautas políticas que se impõem: “O acompanhamento junto com o Fórum das ADs da pauta de reivindicações protocolada na governadoria é uma questão imediata, além do acompanhamento das condições de trabalho que nesse momento pressupõe o acompanhamento das atividades remotas. Estas são duas questões importantes que trazem com elas um conjunto de outras que já estão no nosso programa”. Elson Moura destaca ainda que outras demandas que já foram pontuadas pela Chapa começarão a ser desenvolvidas a partir das divisões internas do trabalho: “As questões mais imediatas necessariamente passam pela organização da divisão do trabalho, que é a parte mais burocrática”, afirmou.

As ações imediatas estariam desta forma divididas em três pontos importantes: 1) A divisão do trabalho interno da diretoria; 2) O acompanhamento do andamento das ações do Fórum das ADs em relação à pauta de reivindicações; 3) Organizar estratégias de acompanhamento das atividades remotas.

A partir desta organização será possível encaminhar questões como a eleição dos representantes dos conselhos e promover o fortalecimento e criação dos Grupos de Trabalho com o estabelecimento de temas dos debates que devem ser realizados durante toda a gestão. De acordo com o Plano apresentado pela Chapa já é possível identificar alguns temas de interesse para estas discussões como assédio moral e sexual, LGBTfobia, machismo e racismo.

Alinhada com o enfrentamento das crises sanitária e econômica que amplia a necessidade de resistência da classe trabalhadora contra os múltiplos ataques e retrocessos promovidos pelos governos federal e estadual, a Chapa Adufs – Autônoma e Democrática apresentou perspectivas para uma gestão que deve atuar fortemente na defesa da categoria, mas traçando novas estratégias de aproximação também com trabalhadores e trabalhadoras de modo geral, enfatizando a necessidade de criação de uma frente única contra a exploração e as desigualdades.

A eleição aconteceu entre os dias 24 e 26 de março; foi realizada por meio de sistema eletrônico e contou com um total de 182 votantes. A chapa 1 recebeu 177 votos, outros dois votos foram brancos e três nulos. Nos próximos dias, a data da assembleia que deve empossar a nova Diretoria da Adufs será divulgada, encerrando, assim, o mandato da Gestão 2019-2021.
 

Leia Também