Associações Docentes fazem nova tentativa de diálogo com o governo estadual

29/03/2021

O Fórum das ADs fez uma nova tentativa de diálogo com o Governo do Estado para retomar a mesa de negociação permanente, interrompida desde novembro de 2019 de forma unilateral pelo governo. Em ofício enviado ao senador Jaques Wagner (PT), a deputada federal Alice Portugal (PCdoB), interlocutores do legislativo baiano e secretarias das pastas competentes, os (as) professores (as) ressaltaram que, mesmo reconhecendo a dificuldade da pandemia, esse momento de exceção requer instituições públicas fortes e, mais do que nunca, as universidades são necessárias.

O novo documento enviado, reiterou que “o Fórum das ADs está aberto ao diálogo com o governo estadual, conforme o acordo verbal estabelecido em nossa última reunião com o Sr. Deputado Rosemberg em fevereiro deste ano. Em consonância com isso, reafirmamos o termo acordo de greve assinado em 2019, onde foi estabelecida a criação de uma mesa permanente de negociação”. Foi encaminhado ainda, como anexo, uma nota da Diretoria Nacional do ANDES-SN sobre lockdown nacional, defesa das vacinas públicas e contra o retorno das aulas presenciais ou híbridas. Confira o ofício na íntegra.

Desde a interrupção do diálogo, o Fórum tem procurado sucessivamente o governo, através de ofícios e contatos telefônicos, para reabertura do canal de comunicação com os (as) docentes. As reivindicações dos (as) professores (as) passam por reforçar a mesa de negociação enquanto um dos acordos de greve que não pode ser descumprido. E, além disso, de defender o papel da ciência e do conhecimento no atual contexto.

Após muitas tentativas e pressão, o Fórum conseguiu em fevereiro deste ano uma reunião virtual com o líder do governo na Assembleia Legislativa, o deputado Rosemberg Pinto. O encontro completou um mês no dia 18 de março e ainda não avançou em um retorno do parlamentar sobre os encaminhamentos tirados. Rosemberg que se comprometeu em intermediar a questão com o Secretário de Educação, Jerônimo Rodrigues, na perspectiva de agendar uma próxima reunião.

“Queremos destravar essa situação. Está cada dia mais complicado para a nossa categoria. Há um ano estamos trabalhando muito para desenvolver ensino, pesquisa e extensão através do Ensino Remoto Emergencial. No meio disso tudo, ainda contamos com inúmeras limitações, precariedades e a negação de direitos. Sabemos da complexidade do momento e, inclusive, somos parte disso. Mas achamos que as universidades são fundamentais nesse contexto pandêmico. É por isso que batalhamos para que o canal de comunicação seja reestabelecido, conforme o acordo de greve”, demarca Arturo Samana, coordenador do Fórum das ADs.

Mesmo com as aulas de graduação presenciais suspensas, os (as) docentes das Universidades Estaduais Baianas estão atuantes com atividades de graduação, pós-graduação, pesquisa, extensão além de incontáveis as ações no desenvolvido de produção de álcool gel, EPIs e assessoramento as secretarias de Saúde de vários municípios baianos. As Associações Docentes realizaram, ainda, ações solidárias em favor das comunidades carentes por todo o estado.

Atualmente, as lideranças do movimento docente tem debatido os próximos passos da luta através de reuniões ampliadas e assembleias. Um dos principais pontos de discussão do Fórum das ADs, nesse momento, é a necessidade de retomada da mesa de negociação permanente e a campanha de mídia 2021.

Confira a pauta de reivindicações do movimento docente deste ano.

Fonte: Fórum das ADs.

Leia Também