Adufs defende a reversão da cessão de terreno do Horto Florestal junto à Reitoria

23/02/2021

Desde a notícia de que 8.000 m² do Horto Florestal foram cedidos, contra a vontade da Reitoria, para a construção de uma unidade do TJ-BA em Feira de Santana, a Adufs está empenhada na defesa pela reversão da situação do Horto Florestal. Por isso, a diretoria solicitou na última quarta (17) esclarecimentos do Reitor de como tem sido encaminhada a questão, na tentativa de alinhar formas para lutar contra a decisão autoritária do Governo do Estado.

Segundo o Reitor, a posição da Administração também é de tentar reverter a posição do governador formalmente. A UEFS já recebeu um termo para assinar em que o terreno do Horto consta com área menor, já com a redução da área cedida. “O Horto é imprescindível para a UEFS. Para nós, está descartado embarcar na onda da fala do governador que se a gente escolher outros dez terrenos que ele pode doar para a UEFS, como se fosse possível descartar tudo que já foi feito no Horto; então, isto está fora de cogitação. A interlocução não está fácil porque é uma decisão do governador. Os secretários não assumiram um papel de defesa, principalmente a Secretaria de Educação que é a secretaria que nos abriga como autarquia. Não conseguimos fazer reunião com o Tribunal de Justiça, temos solicitado, mas eles não marcam. A correlação de forças está desfavorável para nós”, enfatizou.

Evandro do Nascimento afirmou ainda que uma série de denúncias tem sido feitas na imprensa e de forma pública para dar maior notoriedade à situação, inclusive foi marcada uma sessão na Câmara de Vereadores com a Comissão de Meio Ambiente que deve ocorrer na próxima segunda (22). Além disso, uma reunião foi realizada com o Fórum de Diretores que deve se posicionar para somar forças nesse embate.

Segundo o reitor, o deputado Zé Neto, que também esteve envolvido na negociação, recebeu um documento listando todos os prejuízos que serão acarretados à Universidade com a perda da área do Horto, mas também silenciou, o que não nos causa nenhuma surpresa. A Adufs repudia fortemente a postura conveniente do deputado Zé Neto que compactua com esta ação totalmente prejudicial para os rumos do ensino, pesquisa e extensão da UEFS, em nome de interesses próprios contrários à educação pública.

Além disso, a Adufs reitera sua total decepção por ter à frente da Secretária de Educação, um colega professor da UEFS, Jerônimo Rodrigues, que na sua gestão tem rotineiramente agido de forma omissa e acovardada diante do evidente processo de desmonte orquestrado pelo governo Rui Costa. Projeto este operado por vários braços que incluem, sem dúvida alguma, as mãos do secretário Jerônimo. A História lembrará!
Para o professor Jucelho Dantas, a postura do secretário é revoltante: “Jerônimo Rodrigues é da área de agronomia, os professores que trabalham naquele espaço são em maioria agrônomos, ele conhece a maioria dos professores que estão ali, sabe da competência que estes profissionais têm com o local e com suas pesquisas. São professores que desenvolvem muitas pesquisas e ele sabe disso. Aquele Horto tem sido estratégico para esses profissionais. Temos lá um banco de plantas do semi-árido gigantesco que foi levantado com viagens cansativas, extensas. Eu inclusive participei de algumas dessas viagens junto ao professor Lenaldo de Oliveira para fazer a coleta de espécies vegetais, para serem estudadas. São muitos trabalhos desenvolvidos ali dentro”, relatou.

Na defesa pela garantia de reversão da cessão de parte do Horto, a Adufs segue mobilizada denunciado a gravidade da situação: “Este é mais um ato de desprezo, arbitrariedade e quebra da autonomia da universidade. Nós sabíamos que naquela área a UEFS tinha apenas uma cessão de uso, mas a forma como o processo foi realizado aponta para o autoritarismo do governo Rui Costa”, afirmou André Uzêda.

Leia Também