Lançado edital para a eleição da nova diretoria da Adufs

12/02/2021

O edital que convoca a eleição para a diretoria da Adufs, biênio 2021-2023, foi lançado nesta sexta-feira (12). O registro da(s) chapa(s) deve ser feito na secretaria da Adufs, a partir das 8h do dia 22 de fevereiro até às 17h de 5 de março. A votação será entre 24 e 26 do próximo mês por meio de um sistema de votação eletrônica, a ser definido pela Comissão Eleitoral, que é responsável por coordenar o processo. No último dia, a votação finda às 20h. O resultado da apuração sairá até o dia 27 do mês que vem.

A participação dos professores enriquece o processo eleitoral, legitima a democracia e contribui com a construção de uma entidade ainda mais forte e representativa, que atua não somente em defesa da educação pública superior mas, também, na incansável luta por uma sociedade mais justa e igualitária

“Diante do recrudescimento dos ataques dos governos federal, estadual e municipal aos direitos dos trabalhadores e ao setor público, faz-se necessária a presença cada vez maior de docentes nas eleições da Adufs, nas suas discussões políticas e mobilizações. Com a categoria unida, o movimento docente avança ainda mais na organização coletiva para fazer o enfrentamento aos governos”, disse Haroldo Benatti, diretor da Adufs e membro da Comissão Eleitoral.

Processo eleitoral
A pandemia causada pelo Coronavírus (Covid-19) impôs um novo formato para a eleição da diretoria da Adufs. Empenhada em garantir que todos os sindicalizados participem do processo eleitoral, a Comissão Eleitoral disponibilizou, no site da Adufs (www.adufsba.org.br), um banner eletrônico com um formulário a ser preenchido pelo professor. A proposta é atualizar o cadastro dos professores. Acesse o link para efetuar o seu cadastramento!

Conforme o edital das eleições, no ato da inscrição cada chapa deverá apresentar a nominata completa do grupo e um formulário por cada membro, contendo nome completo, matrícula, cargo ocupado na chapa, departamento no qual está lotado, mais a declaração de que não ocupa posto de confiança, datado e assinado pelo membro ao qual se refere o formulário. A inscrição também poderá ser feita pelo email da secretaria da Adufs, com envio do material assinado e escaneado. O endereço eletrônico para encaminhamento da documentação é [email protected].

Ainda segundo o edital, as chapas farão campanha de 10 a 23 de março. A Comissão Eleitoral poderá convocar um debate virtual entre as chapas. A posse da nova diretoria ocorrerá após a divulgação doss resultados, em assembleia convocada especificamente para este fim. Estarão aptos a votar os docentes que se filiarem à Adufs até o dia 22 de fevereiro deste ano. Podem candidatar-se a um dos cargos os professores que se filiaram à Adufs até o dia 20 de janeiro de 2021.

Compõem a Comissão Eleitoral os professores Dagoberto da Silva Freitas (DFIS), Haroldo Gonçalves Benatti (DEXA) e a professora Pricila Oliveira de Araújo (DSAU). A comissão foi definida em assembleia realizada no dia 22 de dezembro de 2020. 

Leia o edital

Leia Também