Prazo para participar de pesquisa sobre saúde e trabalho docente termina no próximo domingo (14)

12/02/2021

Finaliza no próximo domingo (14), o prazo para os professores responderem ao questionário da pesquisa Trabalho Docente e Saúde em Tempos de Pandemia (COVID-19). Para participar, o docente deve clicar neste link. O intuito da pesquisa é caracterizar as mudanças no trabalho docente com a introdução da educação à distância e acompanhamento remoto, além de avaliar a situação de saúde docente. É importante que todos participem para que, assim, seja possível obter resultados ainda mais compatíveis com a realidade da Uefs.

De acordo com os dados obtidos pela pesquisa, já é possível identificar que os docentes, em sua maioria, concordam que este é um momento de grande pressão, sobrecarga e aumento de estresse em decorrência do aumento do trabalho e das condições adversas em que precisam ser realizados. Mais de 90% afirmaram estar desenvolvendo atividades online de participação em conferências, lives, reuniões e realização de aulas remotas. As ferramentas mais acessadas pelos (as) entrevistados são whatsapp e e-mails. Além disso, outras ferramentas que estão sendo utilizadas para o desenvolvimento das atividades são novas para mais de 60% deles. Os desafios tecnológicos, com a necessidade de adaptação e aprendizado sobre plataformas digitais para a realização das funções laborais, ampliaram o tempo dedicado ao trabalho, comprometendo, assim, o período de lazer e descanso.

A pesquisa é realizada pelo Núcleo de Saúde, Educação e Trabalho da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (NSET/Ufrb) e pelo Núcleo de Epidemiologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (NEPI/Uefs), com o apoio da Adufs.  

Leia Também