Governo confirma a primeira reunião da Mesa Setorial de negociação em 8 de janeiro

19/12/2012

Na segunda reunião técnica entre o governo Wagner e o Movimento Docente (MD) para discutir a pauta salarial 2012, na terça-feira (18), após ambos apresentarem os dados e cálculos envolvendo a incorporação do restante da gratificação por Condições Especiais de Trabalho (CET), de 24,97%, e o reajuste de 28%, Adriano Tambone, superintendente de Recursos Humanos da Secretaria Estadual da Administração (Saeb), disse que as planilhas apresentam patamares de ganho real “difíceis de negociar”.

Durante o encontro, o representante da Saeb informou que no governo Wagner, entre os anos de 2007 a 2012, a remuneração do Magistério Superior teve um ganho real de 27,93%. Também registrou os investimentos na Educação Superior e o crescimento de 17,71% do número de professores efetivos e reda nas Ueba entre 2006 e 2012.

“Dentro do horizonte de curto prazo, ganhos reais na faixa de 20% são ganhos que, no parâmetro geral do Estado, estão relativamente elevados. Agora, nosso trabalho vai ser criar alguns cenários dentro da proposta de reajuste de 28%, tentar ver onde isso impacta, principalmente com relação a outros incentivos e benefícios que não integram os vencimentos básicos da categoria, e, a partir daí, começar a formatar uma proposta final”, afirmou.

Ao final da reunião, ficou definido que no dia 8 de janeiro do próximo ano, conforme acordo firmado ao final da greve de 2011, o governo apresentará alguns cenários para a continuidade do processo de negociação das duas pautas: o reajuste de 28% e a cronograma do restante da CET.

Como definição do Fórum das ADs, foi solicitado ao coordenador da Codes (Coordenação para o Desenvolvimento do Ensino Superior), Nildon Pitombo, uma reunião específica para discutir o grave problema do quadro docente, atualmente estrangulado nas quatro Ueba. A inexistência de vagas tem acarretado severos prejuízos acadêmicos, dada a impossibilidade de novos concursos, bem como impedido os docentes de exercerem o direito de promoção na carreira. O encontro será realizado no dia 8 de janeiro, às 15 horas, na Secretaria Estadual da Educação (SEC).  Também participarão os reitores da Uefs, Uesb, Uesc e Uneb, além do Andes-SN.

Segundo Elson Moura, coordenador da Adufs, a reunião foi importante porque força o governo a apresentar ao MD um cenário para as negociações. “Estabelecemos uma metodologia para as discussões. Está claro para o governo o porquê da reivindicação da categoria e dos 28% de reajuste”, afirmou.

Ainda na reunião de terça-feira (18), o governo do Estado foi representado por Emilson Piau, chefe de gabinete da Secretaria das Relações Institucionais (Serin). Também participaram os reitores da Uefs, José Carlos Barreto, da Uesb, Paulo Roberto Pinto, da Uneb, Lourisvaldo Valentim, e o vice-reitor da Uesc, Evandro Sena.

Leia Também