Brasil segue como país que mais mata pessoas trans no mundo, aponta relatório

02/02/2021

O Brasil garantiu, em 2020, o triste posto de 1º lugar no ranking de assassinatos de pessoas trans no mundo, com índices acima da média. É o que revela o dossiê “Assassinatos e Violência contra Travestis e Transexuais Brasileiras em 2020”, da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra). O levantamento foi lançado na última sexta-feira (29), Dia Nacional da Visibilidade Trans.

De acordo com o dossiê da Antra, 175 mulheres trans foram assassinadas no país no ano passado. O número representa um aumento de 41% em relação ao ano anterior, quando 124 pessoas trans foram mortas. “É de se lembrar exaustivamente a subnotificação e ausência de dados governamentais”, ressalta o documento.

Diferente dos outros anos, em 2020 todos os assassinatos foram contra travestis e mulheres trans, não tendo sido encontradas evidências sobre o assassinato de homens trans/transmasculinos. Os meses com o maior número de assassinatos foram janeiro, fevereiro, maio, junho, agosto e dezembro. Ou seja, houve aumento significativo das mortes mesmo durante a pandemia do novo coronavírus, quando a população trans se encontrou em maior situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Leia mais no site do ANDES-SN.
 

Leia Também