Adufs repudia precipitação da Reitoria em parabenizar nova secretária de educação de Feira de Santana

18/01/2021

No último dia 07 de janeiro, a Prefeitura Municipal de Feira de Santana publicou no Diário Oficial a nomeação da professora Anaci Bispo Paim, Secretária de Educação do município. Nesta segunda (18), a reitoria da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) fez uma publicação parabenizando a posse de Anaci Paim bem como a do professor da UEFS, o médico Edival Gomes que foi nomeado Secretário de Saúde.

Anaci Paim é professora aposentada da UEFS, já foi reitora da instituição por dois mandatos consecutivos entre os anos de 1995 a 2003 e também secretária de educação no governo Paulo Souto. A trajetória política de Anaci Paim, dentro e fora da universidade, é atrelada aos governos de direita e carlistas, com beneficiamento de pequenos grupos aliados em detrimento da maioria. Para a diretoria da Adufs, as congratulações da Reitoria causam estranhamento justamente por se tratar da posse de uma secretária que historicamente vem trabalhando ao lado de grupos que desprivilegiam a classe trabalhadora, em especial, os profissionais da educação ao colocar em prática medidas que favorecem a precarização do trabalho docente, como o arrocho salarial.

A nomeação da professora Anaci Paim como Secretária de Educação do município de Feira de Santana sinaliza para um cenário ainda mais preocupante neste momento em que os professores da rede municipal têm travado diversas lutas contra a gestão do governo Colbert Martins que desrespeita os profissionais da educação com cortes de pagamento e não dialoga com a categoria. Em 2020, durante a pandemia, a prefeitura cortou o salário dos docentes em 70% colocando a sobrevivência de muitos em risco e ainda suspendeu o pagamento de estagiários da rede municipal.

A ação da Reitoria em parabenizar uma profissional que tem ao longo de sua carreira coadunado com políticas de enfraquecimento dos profissionais da educação é no mínimo precipitada e incoerente com os valores que a gestão atual da UEFS afirma defender.

Leia Também