Notícias

CSP-Conlutas

Revoltante: homem negro morre após ser espancado por seguranças no Carrefour (RS). Basta de racismo!

24-11-2020 às 18h06

Na véspera do Dia da Consciência Negra, na noite da última quinta-feira (19), seguranças de uma loja do Carrefour, em Porto Alegre (RS), espancaram e levaram à morte o homem negro João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos. As imagens da brutalidade se espalharam pelas redes sociais mostrando mais um crime bárbaro e racista.

Segundo informações preliminares, teria havido uma discussão dentro do supermercado com uma funcionária e Freitas foi retirado da loja por um segurança de uma empresa terceirizada e um PM temporário. Os dois homens brancos, identificados como Magno Braz Borges e Giovane Gaspar da Silva, foram presos em flagrante por homicídio. No histórico da famosa rede de supermercados, há o caso ocorrido este ano de um promotor de vendas, que morreu dentro do supermercado e foi escondido sob um guarda sol para não ser preciso fechar a loja e de um cachorro morto a pauladas também por um segurança.

 O assassinato de Freitas na véspera do Dia Nacional da Consciência Negra não poderia ser mais revoltante e revela o racismo estrutural existente no capitalismo e marcante em nosso país. Após 300 anos de escravidão, a abolição foi feita sem reparações ao povo negro, que foi simplesmente empurrado para as periferias e favelas. Negros são 8 de cada 10 mortos pela polícia. O número de negros nas prisões aumentou 14%, enquanto a de brancos caiu 19%. As mulheres negras são as maiores vítimas da violência. Neste ano marcado pela pandemia e pela crise econômica também são os negros as principais vítimas da Covid-19 e do desemprego.

Fonte: CSP-Conlutas, com edição. Acesse o site e leia na íntegra.


Compartilhe esta notícia:


Leia Também:

Total de Visitantes
2843993
Usuários Online
5
Avenida Transnordestina, MT 45, Novo Horizonte
Campus Universitário - UEFS CEP 44036-900
Feira de Santana - Bahia | Tels: (75) 3161-8072 / 3224-3368.
E-mail: adufs@uefs.br / adufsba@yahoo.com.br
Desenvolvido po Tacitus Tecnologia
Todos os direitos reservados © 2021 - ADUFS
Home Filie-se a ADUFS Contato