Professores aprovam Plano de Lutas

04/12/2012

Reunidos no XI Encontro, representantes dos docentes das quatro Ueba elaboraram cerca de 30 propostas para a construção do Plano de Lutas. Agora, o Fórum das ADs indicará as estratégias para a implementação das ações e, então, submeterá às assembleias. Entre os encaminhamentos estão a manutenção da apreciação do indicativo de greve no início de abril, mais a formação de um novo calendário de mobilização para o semestre de 2013.1.  

De acordo com Zózina Almeida, coordenadora do Fórum das ADs e membro da coordenação do XI Encontro dos Docentes das Ueba, o evento é de grande importância para a categoria porque aprova e encaminha políticas que nortearão ações em defesa das universidades estaduais da Bahia para os próximos dois anos.

Segundo Enoque Matos, coordenador executivo da Liga Unificada dos Trabalhadores em Educação no Ensino Básico do Sudoeste da Bahia (Lute), “durante o evento vimos o quanto é importante ampliar essa discussão e se apropriar dos instrumentos necessários para o embate com o governo. A participação neste evento, do ponto de vista da formulação, permite que a gente possa pensar numa estrutura que atue junto aos professores do ensino básico, de forma a garantir uma maior participação da categoria e, até mesmo, qualificá-la para o processo de greve”.

Em breve, será divulgado o relatório final com os textos-base e o Plano de Lutas.

PLENÁRIA

O diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Belém (STICMB), estado do Pará, e membro da Secretaria Executiva Nacional da CSP Conlutas, Atnágoras Teixeira Lopes, proferiu palestra sobre Conjuntura Nacional e disse que, em 2013, a expectativa anual de crescimento no Brasil não atingirá 2%.

A afirmativa, segundo Teixeira, é justificada, principalmente, em função de “o governo utilizar 50% do orçamento brasileiro para pagamento da dívida pública, forçando o processo de privatização das estatais e de entrega dos recursos nacionais ao mercado estrangeiro”.

 

Veja fotos do XI Encontro dos Docentes das Ueba na Fan Page da Adufs.

Leia Também