Curso debate comunicação na América Latina

27/11/2012

Dezenas de sindicalistas, profissionais e estudantes da área de comunicação de diversos estados reuniram-se no Rio de Janeiro para as atividades do 18 ºCurso Anual do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), realizado entre os dias 21 e 25 de novembro.

Foram discutidos temas como Mídia e criminalização da pobreza, A pesquisa sobre história social do Trabalho no Brasil, Comunicação Sindical, Desafios da esquerda na América Latina e A mídia e o debate sobre a ditadura de 64. Também houve oficinas, apresentação de filmes e debates.

Para a jornalista do Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro (Sindpetro), Fátima Lacerda, que proferiu palestra sobre a Comunicação Sindical Hoje e falou sobre a experiência da entidade, o grande desafio, atualmente, é “construir um discurso contra-hegemônico para os veículos de comunicação. Temos que trabalhar com todas as mídias, pois são instrumentos importantes para a luta política da classe trabalhadora”, disse.

O objetivo do curso é melhorar a comunicação dos movimentos comunitários e sindicatos. “A nossa proposta é oferecer uma visão mais global do potencial da comunicação sindical e dos trabalhadores na sociedade. Atualmente, a comunicação empresarial e patronal assume um papel central nos veículos de comunicação. Com o curso, também temos a possibilidade de mostrar que os trabalhadores podem disputar a opinião das pessoas”, disse Vito Giannotti, coordenador do NPC.   

Leia Também