Diretoria da Adufs cobra da Reitoria posição sobre a ameaça às Bolsas de Iniciação Científica

07/07/2020

A diretoria da Adufs cobrou, oficialmente, uma posição crítica da Reitoria da Uefs em relação ao ofício da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) em consonância com a Resolução 03/2020-Norma Específica para Bolsa de Iniciação Científica. O documento da agência salienta, entre outros assuntos, que a implementação das referidas bolsas está condicionada à disponibilidade orçamentária e financeira da Fapesb e da regularização das atividades presenciais nas instituições.

Ainda conforme o ofício, que fora enviado aos reitores das quatro universidades estaduais baianas, no dia 17 de junho, “pelo entendimento da Procuradoria Geral do Estado (PGE), caso haja algum impedimento à realização da pesquisa em virtude das medidas de isolamento social adotadas, as bolsas assumem o caráter assistencial, desviando-se da sua finalidade precípua”.

Após a indignação dos professores (muitos deles estiveram presentes à reunião ampliada realizada pela diretoria da Adufs no dia 22 de junho) com o conteúdo ameaçador do ofício, a Fapesb resolveu atribuir a gravidade do documento ao desentendimento da comunidade acadêmica. Sendo assim, no último sábado (3), a Fundação divulgou uma Nota de Esclarecimento informando que o ofício “parece ter causado estranhamento da comunidade científica”, que “em momento algum foi informada a intenção de cortar ou suspender qualquer bolsa” e que o objetivo do referido documento é alertar as instituições envolvidas com as bolsas acerca da necessidade de adaptação para a continuidade das pesquisas.

Cobrança da Adufs
No documento enviado à Reitoria, além de cobrar uma posição deste órgão em relação ao ofício da Fapesb, os diretores da Adufs repudiaram o conteúdo do documento e reforçaram a defesa da universidade pública e dos recursos públicos, quer seja no cumprimento total do orçamento para as instituições, quer seja através dos órgãos de fomento para viabilizar a pesquisa. No dia 1° de julho, a Reitoria enviou uma resposta à diretoria da Adufs relatando o resultado de reuniões da Administração com a Fapesb, evitando, no entanto, uma crítica mais contundente ante à ameaça nos cortes das bolsas e o seu impacto para a pesquisa na Uefs.

A diretoria da Adufs também acionou o Fórum das ADs para a devida denúncia e cobrança às demais reitorias. A cobrança da diretoria da Adufs à Reitoria por uma posição sobre a Resolução 03/2020 foi uma decisão dos professores presentes à reunião ampliada, organizada pelos diretores da seção sindical no dia 22 de junho, por meio de videoconferência.

Leia Também