Governo diz não ser possível, neste momento, reunir-se com o Fórum das ADs

01/06/2020

Em resposta à reivindicação do Fórum das ADs de reabrir, em caráter virtual, as reuniões da Mesa Permanente de Negociação, o Governo Rui Costa disse ser impossível atender ao pleito. Segundo e-mail do gabinete da Secretaria da Educação (SEC), por conta das medidas temporárias de enfrentamento à Covid-19 e por considerar que “todo o corpo funcional da SEC está em atuação exclusiva para minimizar os efeitos dessa pandemia no nosso Estado”.

No documento enviado eletronicamente ao governo, o Fórum das ADs mostrou-se ciente dos graves problemas relacionados à pandemia. No entanto, destacou que as aulas de graduação estão suspensas, mas as universidades continuam funcionando, com o corpo docente cumprindo atividades na pós-graduação, na pesquisa e na extensão. O documento ainda ressalta as diversas ações dessas instituições no controle da Covid-19, como a produção de álcool gel, de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e o assessoramento de algumas secretarias municipais da Saúde.

A Diretoria da Adus entende que neste momento de pandemia é fundamental que as ações do Estado estejam voltadas para o atendimento e o cuidado para com a população. No entanto, acredita que a reunião não ocorre por falta de vontade política do governo, já que uma Mesa Permanente de Negociação foi conquistada após 65 dias de greve, em 2019. Muito antes daquele ano e de deflagrar o movimento paredista, os professores já vinham tentando negociar a pauta com o governo. Portanto, as reivindicações da categoria são anteriores à Covid. Por responsabilidade do governo, os debates da Mesa Permanente estacionaram no primeiro ponto de pauta. Muitos outros pontos ainda estão pendentes de negociação, a exemplo dos processos de Dedicação Exclusiva (DE).

Leia Também