Fórum das ADs posiciona-se pelo adiamento do ENEM 2020

15/05/2020

Na contramão do mundo, o governo Jair Bolsonaro decidiu por manter as datas do Enem e abriu inscrições para o exame no início desta semana. Em 20 países, exames do mesmo tipo foram adiados, cancelados ou substituídos por outra forma de avaliação. Milhões de estudantes das redes públicas estão sem aulas a distância e muitos não têm acesso à tecnologia ou à internet em suas residências, diferente dos tantos que estudam na rede particular. Outros estudantes encontram-se em situação de vulnerabilidade social e lutam pelos cuidados com a sua saúde e de seus familiares. Críticos à manutenção do Enem afirmam que a realização do exame servirá para aprofundar as desigualdades no país.

O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no país. A aplicação em papel está prevista para os dias 1º e 8 de novembro, e as digitais, para 22 e 29 de novembro. Com as datas mantidas, as inscrições vão até 22 de maio.

O Fórum das ADs, junto com o ANDES Sindicato Nacional, convoca a categoria para que, virtualmente, todos possam repudiar a decisão do Ministério da Educação. Para tal, basta assinar a petição eletrônica que pede o adiamento do ENEM, clicando aqui: https://bit.ly/2WWUBgR

Você também pode publicar fotos em suas redes sociais com cartazes escrito: #AdiaENEM e participar desse movimento.

Fonte: Ascom Fórum das ADs.

Leia Também