Adufs colabora com ações contra o coronavírus

14/04/2020

Os desafios impostos à população brasileira pelo novo coronavírus são muitos, principalmente para a população em situação de vulnerabilidade social. Empenhada em evitar que esses tempos de pandemia sejam menos catastróficos, a diretoria da Adufs presta solidariedade a essa grande parcela pauperizada através de diversas ações, como a doação de cestas básicas.

Além da entrega de gêneros de primeira necessidade à população mais pobre, a diretoria da Adufs colaborou com a produção de máscaras de acetato para uso dos profissionais de saúde, veiculou spots em rádios de Feira de Santana e colocou carro de som em diversos bairros da cidade alertando as pessoas para o risco da doença e reafirmando a necessidade do isolamento social para evitar a propagação do vírus. Também foram realizadas algumas ações nas redes sociais.

Para Haroldo Bennati, diretor da Adufs, a ação “soma esforços na luta para alertar a população, em geral, sobre a necessidade de cada um contribuir para reduzir o impacto da pandemia em nossa região, sobretudo, aos setores mais expostos, como é o caso da população em vulnerabilidade social e trabalhadores em setores essenciais, com destaque para a saúde”.

Outras seções sindicais do ANDES-SN e a diretoria do Sindicato Nacional também desenvolveram ações em solidariedade à população mais pauperizada. Entre as ações estão a promoção de uma ampla campanha de apoio à abertura do Hospital Regional de Santa Maria (RS), com disponibilização de leitos para atender pacientes de coronavírus pelo Sistema Único de Saúde (SUS); doação de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para secretarias da saúde, mais a doação de luvas de látex, óculos incolores, capas de chuva amarelas, óculos cirúrgicos de proteção, toucas grandes e luvas de nitrilo azuis para profissionais que estão na linha de frente no combate à pandemia.

Em oposição às declarações irresponsáveis do presidente Jair Bolsonaro, que na contramão das orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e demais autoridades da área, tem estimulado as pessoas a voltarem ao trabalho e retomarem a rotina, as campanhas do ANDES-SN e das seções sindicais defendem a vida acima dos lucros.

Diferente do governo, que está preocupado em atender os interesses dos grandes empresários de retomada da produção, os professores primam pela valorização do ser humano e defendem que a população mais vulnerável tenha garantidas as condições dignas de sobrevivência, quer seja com a manutenção dos salários nos dias não trabalhados, quer seja com a entrega de materiais de primeira necessidade.  

Leia Também