Reunião do Setor reforça a greve geral da educação

24/03/2020

Dezenas de professores de diversas seções sindicais do país estiveram em Brasília, nos dias 13, 14 e 15 deste mês, na reunião do Encontro do Setor das Iees, Imes e Ifes. A Adufs foi representada pelos diretores Emannuel Oguri e Reinalda Souza.

Após análise da conjuntura, os presentes discutiram a suspensão dos atos de rua, no dia 18 de março, em função da pandemia do coronavírus, e sugeriram mobilizações possíveis de serem realizadas nos estados neste mesmo dia. Os docentes também debateram a organização da greve geral da educação, a importância do serviço público para a sociedade, o papel do Sistema Único de Saúde (SUS) e ações de valorização dos servidores. A proposta é fazer uma nova reunião do setor no dia 18 de abril, caso as exigências impostas pelo isolamento social causado pela pandemia do coronavírus permitam. 

Também foi debatida a necessidade de se montar um Comando Permanente de Mobilização das entidades da área da educação, reunidos através do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica Profissional (Sinasefe), da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra) e do ANDES-SN.

Assessores jurídicos
Nos dois primeiros dias da reunião do Setor houve o Encontro Jurídico do ANDES-SN. Cerca de 70 pessoas, entre diretores de seções sindicais e do Sindicato Nacional, advogados e assessores parlamentares, participaram.

A reunião abordou temas relativos à contrarreforma sindical, à contrarreforma administrativa, contida em medidas como a PEC 438/2018, a PEC emergencial 186/2019, PEC 188/2019 e a MP 922/2020, e ao ataque à autonomia universitária presente na MP 914/2019. Foram discutidas também as regras de afastamento dos docentes e as progressões e promoções, direitos garantidos em lei que não vem sendo cumprido em algumas instituições. Outro assunto abordado foi a contrarreforma da Previdência Federal e o ataque às Previdências nos estados.  

Leia Também