Pandemia do coronavírus causa forte impacto na sociedade

24/03/2020

A pandemia do coronavírus mudou totalmente a rotina de toda a sociedade mundial. E, infelizmente, não se trata de preocupação infundada. Mais uma vez surge uma ameaça microscópica capaz de atingir milhões de pessoas e causar mortes em massa. Escolas, faculdades e universidades fechadas, comércio parado e o isolamento das pessoas, diante da gravidade da doença. Na Bahia, o governador Rui Costa anunciou, no dia 16 de março, uma série de medidas que visam conter o avanço do novo coronavírus. As aulas em todas as escolas do Estado, incluindo as particulares, foram suspensas por 30 dias a partir do dia 19 de março. Também houve interrupção do funcionamento do transporte intermunicipal e interestadual.

Em Feira de Santana, o prefeito Colbert Martins determinou que além das escolas municipais, as unidades da rede particular, bem como cursinhos e instituições de ensino superior, suspendessem as aulas pelo período de 15 dias, a partir do dia 18 de março. O gestor também determinou o fechamento do comércio entre os dias 21 e 29 de março.

Na Uefs, as primeiras medidas foram adotadas no dia 13 deste mês através de ações de distanciamento social, a exemplo da suspensão de eventos. A interrupção das atividades presenciais nos cursos de graduação e pós-graduação começou a partir do dia 17 deste mês.

Secretarias estaduais de Saúde contabilizam, até às 11horas desta terça-feira (24), 1.967 infectados em todos os estados do Brasil. Foram registrados 34 mortos no país, 30 deles no estado de SP e quatro no Rio de Janeiro. Na Bahia, conforme a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), são 63 casos confirmados do novo coronavírus e não há óbitos registrados. Feira de Santana soma seis casos positivos, sem óbitos. 

Leia Também