Adufs promove debate sobre Musicalidade na Bahia

20/11/2012

Com o intuito de marcar o Dia Nacional da Consciência Negra, a Adufs promove uma discussão com o tema Musicalidade negra na (da) Bahia. A atividade será realizada na próxima terça-feira (27/11), às 15h30, no Auditório 3, Módulo IV, e contará com as presenças dos debatedores Antônio Jorge dos Santos Godi (Dchf) e Ivanilde Guedes de Matos (Dsau). Após o debate estão previstas apresentação cultural de grupo de samba de roda e confraternização entre os participantes, ao lado da Adufs.

O professor Antônio Jorge dos Santos possui mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea (Ufba), com o título Raízes e Traições da Música Afro-carnavalesca Contemporânea, e atua, principalmente, com os temas Reggae e Identidade e Novos Pertencimentos Culturais. a docente Ivanilde Guedes de Matos é graduada em Educação Física (Ucsal), tem mestrado em Educação  e sua tese de Doutorado discute O pagode como discurso cultural para a educação das relações étnico-raciais. A educadora ainda é autora do livro Estética afirmativa: Corpo Negro e Educação Física, lançado em 2009.

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro, no Brasil, e dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, e lembra a resistência do negro à escravidão desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1594). A data é lembrada desde a década de 1960.

Leia Também