Cresce a greve dos petroleiros

18/02/2020

Com adesões em 113 unidades do Sistema Petrobrás, em 13 estados brasileiros, os petroleiros completam nesta terça-feira (18), o décimo oitavo dia de greve no país contra demissões, privatização e por direitos. Já são 53 plataformas em cinco estados, 23 terminais, 11 refinarias e mais outras 23 unidades operacionais e 3 bases administrativas com trabalhadores em greve por todo o país. São cerca de 20 mil petroleiros mobilizados. Os trabalhadores enfrentam os ataques, vindos tanto por vias sindicais e patronal aos petroleiros, quanto os do governo contra o conjunto da classe trabalhadora.

A mobilização nacional se dá pela suspensão das demissões na Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (Fafen-PR), por direitos previstos no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), bem como contra o desmonte da empresa, com a possibilidade de fechamento de unidades e mais demissões, contra a precarização das condições de trabalho e a privatização.

Entre as empresas que estão na lista de privatizações de Paulo Guedes, além da Petrobrás, há Correios, Serpro, Telebras, Dataprev, Casa da Moeda, Lotex, Trensurb e Eletrobras.

Fonte: CSP-CONLUTAS, com edição.

Leia Também