Professores e estudantes discutem problemas existentes na Uefs

23/12/2019

Docentes e discentes da Uefs reuniram-se na última terça-feira (17) para discutir os problemas da universidade e propor ações que visem melhorar as condições de trabalho e estudo. O encontro foi uma iniciativa da diretoria da Adufs, preocupada com o processo de sucateamento que vem sendo imposto pelo governo Rui Costa à instituição. Os representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Estado da Bahia (Sintest) também foram convidados, mas, assim como na reunião ocorrida no dia 11 deste mês, não compareceram.

Fazem parte dos problemas relatados na reunião: a falta de professores para assumir as disciplinas, a precariedade da iluminação no campus, a aumento do valor das refeições e a qualidade do alimento servido no bandejão, a insegurança no campus, o assédio moral e sexual, a ausência das viagens de campo e a fraude no sistema de reserva de vagas para cursos de graduação da Uefs, para grupos historicamente excluídos. Os estudantes destacaram que mesmo diante dos problemas que acometem a comunidade acadêmica, têm dificuldades para abrir o canal de diálogo com a Administração Central.

Ainda houve queixas sobre a precariedade do sistema de transporte público urbano de Feira de Santana, principalmente das linhas que atendem à Uefs. Os estudantes criticaram as altas tarifas cobradas pelas empresas, que anualmente reajustam os valores das passagens, ao passo que oferecem um serviço de má qualidade. A reforma curricular nas licenciaturas, aliada à reforma do ensino médio, também foi alvo de críticas.

Como encaminhamento, os presentes aprovaram a realização de um mapeamento das áreas que não têm professor, uma campanha pela melhoria do transporte público urbano e a realização de um debate sobre a reforma curricular das licenciaturas e do ensino médio.  

Leia Também