Estudantes fazem manifestação. Adufs presta solidariedade à luta

28/11/2019

Os alunos do curso de Agronomia fizeram uma manifestação no pórtico da Uefs, nesta quinta-feira (28), em protesto contra a precarização das condições de estudo. Ao som de músicas em defesa da universidade pública, a categoria condenou a política do governo Rui Costa para a educação pública superior e pediu mais investimentos para a instituição. O acesso ao campus não foi permitido e, conforme os discentes, permanecerá bloqueado até o fim de dia. A diretoria da Adufs esteve no local, conversou com os estudantes e prestou solidariedade à luta destes.

Os estudantes reivindicam a realização de concurso público para a contratação de professores, principalmente na área de Zootecnia; transporte para as aulas no Horto Florestal e no Centro de Agroecologia Rio Seco (Cearis), em Amélia Rodrigues, assim como para as aulas de campo; implementos para as aulas práticas; a exemplo de enxada, sementes, adubo, trator e fertilizantes; além de infraestrutura dentro do campus para as demais aulas práticas. Segundo Felipe Duarte, membro do Diretório Acadêmico de Agronomia, sete turmas, inclusive de formandos, estão sem aula por conta da falta de professor de Zootecnia.

“Em maio nos reunimos com a Administração Central para discutir a nossa pauta, mas não temos solução para os nossos problemas”, disse Felipe Duarte, informando que no próximo sábado (30) se reunirá com o deputado José Neto, na tentativa de levar a pauta ao governo do Estado.

O diretor da Adufs, Jucelho Dantas, destacou que o problema vivido pelos estudantes de Agronomia é o mesmo enfrentado pelos demais alunos da Uefs, professores e técnico-administrativos: a falta de investimento na instituição. “Temos um governo que se diz progressista, mas além de não ampliar os recursos destinados à educação pública superior baiana, contingencia o valor aprovado na Lei Orçamentária Anual (LOA) para as quatro universidades estaduais”, pontuou o docente.

Administração Central

Em nota publicada no site institucional, a Administração Central da Uefs informou que permanece em diálogo com a Secretaria de Administração do Estado (Saeb) para a liberação da convocação de professores já aprovados em concurso público. Sobre o transporte para aulas de campo, o documento afirma que foi comprado um microônibus, previsto para chegar no mês de dezembro, que vai auxiliar no atendimento dessa demanda e que já foi autorizado pela Saeb o processo emergencial para a contratação de transporte para viagens destinadas a aulas de campo.

Em se tratando dos materiais e equipamentos, o site informa que “foi relatado pela Reitoria e pelo coordenador do curso que parte dos materiais e equipamentos já foi comprada e que diversos equipamentos se encontram em fase de licitação”.  

Tainã Mamede, também diretora da Adufs, disse aos estudantes, em sua fala ao microfone, que é necessário a unificação da luta entre as três categorias que compõem a universidade para, juntas, terem mais força para reivindicar melhorias ao governo do Estado. A professora completou a fala dizendo que “nos próximos dias, a diretoria da Adufs convidará os técnico-administrativos e os estudantes para uma reunião, com o objetivo de discutir os problemas internos concernentes às três categorias e tratar sobre as pautas a serem resolvidas junto ao governo Rui Costa”.

Diretora da Adufs falou em unificação da luta

Leia Também