Diretoria da Adufs participa de reunião para discutir a Aula Magna

18/09/2019

A diretoria da Adufs esteve presente em uma reunião com a Reitoria da Uefs para discutir a Aula Magna, que ainda não tem data definida, mas deve ocorrer no dia 16 ou 17 de outubro. Este semestre, a indicação da temática ficou sob a responsabilidade da seção sindical, que sugeriu como tema “O que a luta dos povos indígenas tem a nos ensinar? ”. Já está confirmada a presença de um dos maiores líderes indígenas do Brasil, Rosivaldo Ferreira da Silva, mais conhecido como Cacique Babau Tupinambá.

Deybson Borba de Almeida, diretor da Adufs presente à reunião, explica que a escolha do tema está relacionada à atual conjuntura brasileira de recrudescimento dos ataques dos governos federal, estadual e municipal aos direitos civis da população. “Os povos indígenas são um grande exemplo de categoria que tem sofrido fortes ataques de empresários e fazendeiros. Também são penalizados pelo discurso de ódio do governo federal, mas resistem bravamente”, disse o docente.

Babau é cacique da aldeia Serra do Padeiro, na Terra Indígena Tupinambá de Olivença. Atua na defesa dos Tupinambás em um violento conflito fundiário que atinge o sul da Bahia. Por conta da militância, ele e sua família já foram ameaçados de morte. Em 19 anos de luta dos Tupinambá, o cacique já foi preso quatro vezes por comandar as retomadas em áreas que, segundo os indígenas, foram invadidas por fazendeiros.

A reunião entre a Reitoria e a direção da Adufs ocorreu na segunda-feira (16). Também houve a presença de um representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau (Sintest).

Leia Também