Casos de feminicídio cresceram 4% no país

16/09/2019

Os homicídios reduziram 10% no país, mas isso não se aplica quando se faz o recorte de gênero. Os assassinatos de mulheres aumentaram em 4%, sobretudo das negras. É o que aponta o levantamento do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado no dia 10 de setembro.

As vítimas são majoritariamente negras e representam 61% das mortes. Além disso, cerca de 70% possuem baixa escolaridade e estudaram até o ensino fundamental. Houve ainda um aumento de 62,7% do crime de assassinato de mulheres em comparação com 2015, ano em que a Lei do Feminicídio foi criada. Em quatro anos, foram registradas mais de 2 mil mortes de mulheres, o que significa uma vítima a cada oito horas.

Para a integrante do Movimento Mulheres em Luta, Marcela Azevedo, esses crimes estão relacionados com o machismo e a negligência dos governos. “Não só tem crescido o discurso de ódio contra as mulheres, impulsionado pelo governo Bolsonaro, como os investimentos em políticas para mulheres vem diminuindo ano a ano”, aponta. Marcela conclui que “mesmo com leis importantes que foram aprovadas, o investimento nunca foi suficiente para tirá-las do papel. Os poucos serviços de combate à violência que existiam estão sendo desmantelados, deixando as mulheres ainda mais vulneráveis”.

Fonte: CSP-CONLUTAS, com edição.  

Leia Também