Professores discutem saúde do servidor e do estudante

16/08/2019

O Grupo de Trabalho Seguridade Social / Assuntos de Aposentadoria (GTSSA) da Adufs, do qual a diretoria da seção sindical faz parte, reuniu-se com representantes da SubGerência de Segurança do Trabalho e Qualidade de Vida da Uefs. No encontro, ocorrido nesta sexta-feira (16), os presentes iniciaram uma conversa sobre a saúde mental de servidores e estudantes. Convidados para a reunião, os representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau (Sintest) justificaram a ausência em função de compromissos assumidos previamente.

Durante o diálogo, os professores citaram que existem muitos casos de adoecimento no meio acadêmico, conforme pesquisas já divulgadas em algumas universidades do país. Para os docentes, os desencadeadores destes processos podem estar relacionados à sobrecarga e às condições de trabalho e estudo existentes nessas instituições. Preocupados, os professores também sinalizaram o interesse em traçar estratégias para tentar prevenir riscos de adoecimento mental no trabalho e, ainda, em dialogar acerca do contexto de trabalho vivenciado por docentes de universidades públicas.

Foi encaminhado que a SubGerência de Segurança do Trabalho e Qualidade de Vida na Uefs apresente, na próxima reunião, os dados existentes no setor sobre a saúde do servidor. O próximo encontro será no dia 30 de agosto, às 10h, na sede da Adufs. O GTSSA irá convidar os representantes do Sintest, dos estudantes, da Pró-reitoria de Políticas Afirmativas e Ações Estudantis (Propae) e do Serviço de Saúde Universitário (Sesu).  

Leia Também