Fórum das ADs e governo discutem inconsistências no contracheque dos docentes

11/07/2019

A segunda reunião da mesa permanente de negociação entre o Fórum das ADs e o governo Rui Costa deveria ser para programar a metodologia dos trabalhos. No entanto, diante das inconsistências no pagamento dos salários dos professores, este assunto foi o tema central dos debates. O encontro aconteceu no dia 10 de julho.

Conforme os gestores públicos presentes à reunião, o déficit no salário de junho ocorreu porque, em abril, o governo debitou dos proventos uma parcela inferior aos 14% referentes à contribuição previdenciária (Funprev/Baprev). Tal diferença foi descontada no pagamento realizado em 1º de julho.

A Secretaria da Administração (Saeb) insiste em justificar que os erros nos débitos efetuados nos contracheques ocorrem por problemas técnicos no sistema RHBahia. Cobrado pelo Fórum das ADs, os representantes das secretarias presentes à reunião informaram que a proposta do governo é devolver os dias descontados da greve nos meses de maio e abril em julho e agosto, respectivamente.

Ainda é promessa do governo Rui Costa regularizar o pagamento dos salários dos professores referente ao mês de junho até esta sexta-feira (12), com a emissão de uma folha suplementar.

Temas das mesas
Também foram discutidas na reunião entre o Fórum das ADs e o governo estadual a data da próxima reunião da mesa permanente de negociação, que será no dia 31 de julho. O tema da reunião do final deste mês será o regime de Dedicação Exclusiva. Foi estabelecido que as reuniões ocorrerão quinzenalmente, e que, nesses encontros, o Movimento Docente terá dois representantes titulares e dois suplentes por associação de professores e do ANDES-SN. Ainda haverá representantes das secretarias estaduais da Educação (SEC), da Administração (Saeb) e das Relações Institucionais (Serin).

De acordo com o proposto pelo Fórum das ADs, também serão temas das reuniões o Estatuto do Magistério Superior, passagens, a garantia da execução orçamentária das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba), valorização do trabalho docente, entre outros temas.

Além do Fórum das ADs, participaram da reunião do dia 10 de julho o secretário da SEC, Jerônimo Rodrigues, mais representantes da Saeb e da Serin.

Reunião com o reitor
Na quinta-feira (11), a diretoria da Adufs reuniu-se com o reitor da Uefs, Evandro do Nascimento, para discutir este assunto. O gestor informou que o Fórum de Reitores solicitará uma reunião com a Saeb e a SEC, a ser realizada na próxima quinta (18) ou sexta-feira (19), para tentar minimizar os transtornos causados pelas inconsistências nos contracheques dos docentes.  

Leia Também