Coordenação Nacional discute desafios dos trabalhadores

29/10/2012

Os desafios da classe trabalhadora para o próximo período e a conjuntura brasileira foram debatidos pela Coordenação Nacional da CSP Conlutas entre os dias 26 e 28 de outubro, em São Paulo. A Adufs foi representada pelo professor Jucelho Dantas, coordenador da entidade. Gean Santana, 2º vice-presidente do Andes-SN e também docente da Uefs, marcou presença no evento.

Um dos assuntos mais discutidos na reunião foi o Acordo Coletivo Especial (ACE). Os participantes debateram formas e estratégias de ação dos trabalhadores para o enfretamento com o governo. Além disso, a Coordenação Nacional da Central aprovou algumas ações contra o ACE, a exemplo do Ato Político Nacional, no dia 28 de novembro. A mobilização acontece no Senado Federal, em Brasília.

Na manhã de sexta-feira (26), os professores discutiram sobre o ACE, regulamentação do direito de greve no funcionalismo público, reforma da Previdência, resistência dos trabalhadores no enfrentamento desses ataques e criminalização de lutas. À tarde houve o informe sobre a preparação do Encontro Internacional que ocorre na Europa em 2013, e a mobilizações que vem acontecendo em diversos países em decorrência da crise.

Sábado (27), o balanço das campanhas salariais encerradas e os desdobramentos das que ainda estão em curso foram temas das discussões. No início da tarde foi traçado um panorama sobre os movimentos que se organizam na CSP-Conlutas e as tarefas na perspectiva de consolidar a Central como sindical e popular.

Domingo (28) foram apresentados os informes dos setoriais, as moções e as resoluções para serem votadas. Também houve a discussão sobre a recomposição da Secretaria Executiva Nacional junto aos movimentos populares filiados à Central.

Leia Também