Dia das Mães é Dia de Luta

13/05/2019

No domingo (11), em muitos países comemorou-se o Dia das Mães. Antes desta ter se tornado uma data essencialmente comercial, a história registra momentos em que o segundo domingo de maio era utilizado para homenagens às mulheres. A data como conhecemos atualmente tem sua origem nos Estados Unidos e era utilizada para a mães chorarem os seus filhos mortos nas guerras. Com a popularização das celebrações, o mercado se apropriou de tal forma que temos hoje no Brasil, a segunda data comemorativa de maior lucratividade no comércio, ficando atrás apenas do Natal.

Apesar do caráter mercadológico, o Dia das Mães é ressignificado e adquire sinônimo de luta. Mesmo com o acúmulo de funções, muitas mulheres têm se dedicado a movimentos na defesa de direitos sociais. Ser mãe e permanecer na resistência são desafios que as mulheres da luta enfrentam cotidianamente em um país desigual, machista e misógino como o Brasil. Segundo a Organização Internacional do Trabalho, as mais afetadas pela desigualdade no âmbito trabalhista são as mulheres com filhos menores de seis anos, que sofrem com o que é conhecido como "penalização profissional da maternidade".

Em respeito à lutadoras, a Adufs apresenta algumas das Mães de Luta que fazem parte do cotidiano de resistência e enfrentamento em defesa da educação pública. 

Leia mais. 

Leia Também