Assembleia prepara a categoria para a luta do próximo semestre

20/12/2011

Em assembleia na última quinta (14), com 78 presentes, foram definidos novos encaminhamentos para luta contra a redução no orçamento de 2012 das Universidades estaduais e o PL da autonomia, anunciado pelo governo. Entre as ações imediatas, que serão encaminhadas ao Fórum das ADs para realização em conjunto, está a participação na Lavagem do Bonfim, no dia 12 de janeiro, em Salvador; um mandado de segurança pelo não cumprimento do Termo de Compromisso – o governo não marcou as reuniões bimestrais como definido ao final da greve -;  deliberação da pauta de reivindicações para 2012 a ser entregue ao governo.

Sobre o PL 1992/2007, que reduz a aposentadoria dos novos servidores públicos federais ao criar um fundo de previdência complementar e elimina o direito ao benefício integral, a assembleia deliberou pela formação de um grupo de trabalho (GT) da Adufs para estudar o projeto e preparar a categoria para o enfrentamento, no caso do governo Wagner criar uma medida semelhante. Afinal, é costumeiro deste governo copiar as propostas do governo Dilma que visam atacar direitos dos trabalhadores.

Foram indicados como delegados (as) ao 31º Congresso do ANDES SN, em Manaus, de 15 a 20/01, os(as) professores(as) Jucelho Dantas, Gean Santana, Rodrigo Osório, Gracinete Bastos, Sarah Rios, Clédson Ponce e Maslowa Freitas; e como suplentes: Edna Araújo, Jossel Borges e Emanuel Freitas.

Quanto a construção da sede da Adufs, a assembleia aprovou a formação de uma comissão para pensar o projeto, partindo de uma proposta que feita, em 2007, pelo professor Juraci Dórea (DLA), também arquiteto e artista plástico. Inicialmente, dentre as possibilidade de localização no Campus, a assembleia aprovou a indicação da diretoria, de construí-la ao lado do CPD.

Para o coordenador da Adufs, Jucelho Dantas, a categoria deve estar preparada para os embates no próximo ano. “O governo Wagner continua com sua postura de atacar as Universidades estaduais, mas a nossa categoria continua atenta e disposta a lutar por uma educação pública de qualidade”, conclui.

 

Leia Também