Sem respostas do governo, professores da Uefs decidem pela continuidade da greve

10/04/2019

A manutenção da greve foi aprovada pelos professores da Uefs em assembleia realizada nesta quarta-feira (10). Indignada com a posição do governo Rui Costa diante do movimento paredista e com falta de respostas sobre a pauta 2019, a categoria segue disposta a intensificar ainda mais a luta em defesa da carreira e do orçamento das universidades estaduais. A continuidade da mobilização foi aprovada por 112 votos a favor, dois contrários e uma abstenção.

Durante a assembleia, o coordenador do Fórum das ADs e também diretor da Adufs, André Uzêda, fez o repasse da reunião ocorrida nesta quarta-feira (10) com o governo. A reunião foi marcada de última hora pelo secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, que no final da noite de terça (9) ligou para Uzêda para agendar o encontro para o dia seguinte (10). Mesmo o chefe da pasta informando que não tinha proposta para apresentar aos professores, os diretores das associações docentes disponibilizaram-se ao diálogo.

Apesar de o convite vir do secretário, quem esteve presente à reunião foram alguns deputados e uma representante da Secretaria das Relações Institucionais (Serin). Os parlamentares reconheceram que o governo tardou em receber a categoria, porém, não houve avanço no diálogo. Mais uma vez, os docentes demonstraram disposição para a discussão da pauta, mas defenderam a manutenção da greve até a convocação de mesas de negociação.

Protesto em Salvador
Em conformidade com as mobilizações em defesa da pauta, os professores das quatro Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) farão um ato público nesta quinta-feira (11), em Salvador, em frente ao Shopping da Bahia. O tema do ato público será “A educação também merece investimento tamanho G”.

Ainda na assembleia desta quarta-feira (10), André Uzêda reforçou o convite aos presentes para comparecerem ao ato. A diretoria da Adufs garantirá o transporte para quem quiser participar da mobilização na capital baiana. O veículo sairá às 6h30, do módulo IV da Uefs.

Também na assembleia, os professores aprovaram que a diretoria da Adufs deve buscar, com outras categorias de servidores, a construção da unidade na luta em defesa do funcionalismo público.  

Leia Também