Jovens não vão conseguir se aposentar com a Reforma da Previdência.

08/04/2019

Se para trabalhadores que estão prestes a se aposentar ou que já estão no mercado de trabalho há vários anos, a Reforma da Previdência impõe dificuldades para a aposentadoria; para os jovens a situação é muito pior. As mudanças propostas pelo governo Bolsonaro vão tornar praticamente impossível que um jovem se aposente no futuro.

As dificuldades já são impostas por um dos principais pontos da reforma que é a criação de uma idade mínima. Em um mercado de trabalho que combina falta de vagas e informalidade, essa exigência para um trabalhador jovem significa, na prática, que ele não vai conseguir se aposentar. Se considerarmos a diferença social entre pobres e ricos no país esse quadro se agrava ainda mais.

Um jovem pobre que comece a trabalhar aos 14 anos como jovem aprendiz, por exemplo, terá de contribuir 48 anos (mulher) ou 51 anos (homem) para atingir a idade mínima de aposentadoria (62/65 anos). Alguém de classe média que comece a vida profissional aos 25 anos terá de trabalhar menos: 37 anos (mulher) ou 40 anos (homem), atingirá a idade mínima. Ou seja, os pobres podem ter de contribuir por até 11 anos ou quase 30% mais que a classe média.

Fonte: CSP-Conlutas, com edição.

Leia Também