Fórum das ADs aponta deflagração imediata da greve

31/03/2019

Com o Estado de Greve atualmente aprovado pelas assembleias docentes, o Fórum das ADs reuniu-se sexta-feira (29) para discutir a deflagração do movimento paredista nas Universidades Estaduais da Bahia – Ueba. O encaminhamento é que os (as) professores (as) deliberem sobre a pauta nas assembleias que ocorrerão simultaneamente nas quatro universidades no dia 4 de abril. Com a deflagração da greve, o prazo jurídico para a paralisação completa das atividades acadêmicas é a partir das 72h após a aprovação em assembleia.

Três anos de silêncio
Na oportunidade, as direções das ADs fizeram uma avaliação sobre o Estado de Greve. De acordo com as diretorias, a indignação dos (as) professores (as) hoje é uma realidade comum na Uefs, Uneb, Uesb e Uesc. Os principais pontos de insatisfação são os ataques ao Estatuto do Magistério Superior, arrocho salarial, restrição aos direitos trabalhistas e contingenciamentos orçamentários nas universidades. Confira os 10 principais motivos comuns entre as universidades que justificam a greve.

“A nossa categoria está bastante indignada com a forma como o governador Rui Costa trata os docentes e as universidades estaduais. É um completo descaso e falta de respeito. Estamos há três anos tentando negociar com o governo. Infelizmente, a resposta que ele nos dá sãos mais ataques e retirada de direitos. Com todas as nossas tentativas de diálogo se esgotando, a única alternativa que o governo nos dá é a greve. O movimento docente honrará a sua tradição combativa e não recuará na luta em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade”, afirmou Sérgio Barroso pela coordenação do Fórum das ADs.

Tentativas de diálogo
Reforçando, mais uma vez, a abertura para diálogo, o Fórum segue tentando insistentemente um retorno do líder da bancada governista (Rosemberg Pinto) para uma reunião. No dia 14 de março, o movimento docente reuniu-se com o deputado petista, que se comprometeu em realizar uma nova reunião com os (as) professores (as). Até então não houve retorno do deputado. (leia mais).

Uma nova reunião do Fórum das ADs foi marcada para a próxima sexta-feira (5), a partir das 9h, em Salvador, na Aduneb. No período da tarde, o Fórum realizará uma atividade no Centro Administrativo da Bahia para protocolar novos documentos nas instâncias governamentais.

Confira na íntegra a pauta de reivindicações 2019 dos docentes. 

Fonte: Ascom Fórum das ADs.

Leia Também