Bahia inicia fase preparatória para o III Encontro Nacional da Educação

30/03/2019

Iniciaram-se neste sábado (30), os debates da etapa preparatória do III Encontro Nacional da Educação (ENE), na Bahia. Esta é a segunda vez que a Uefs sedia o evento e, assim como ocorrido na edição anterior, em 2016, está tendo ampla participação popular. Cerca de 150 pessoas fazem parte das discussões realizadas no campus universitário. A diretoria da Adufs compõe o Comitê em Defesa da Educação Pública/Bahia, responsável pela organização da atividade no Estado.

Colaboram com os debates representantes de entidades, coletivos, movimentos sociais e partidos políticos. Também marcam presenças pessoas que não possuem vínculo com entidades. Andréa Souza, estudante do curso de Farmácia da Uefs, é uma das integrantes da fase baiana. Apesar de não representar grupo algum, a discente afirma que a participação no encontro deve-se à necessidade de os brasileiros mobilizarem-se para tentar barrar as políticas do governo federal contra o setor público e os trabalhadores.

“Não existe um projeto do governo para a educação pública e voltado aos trabalhadores brasileiros. A fase preparatória é um espaço de resistência a tudo isso e de esperança por dias melhores. Eu não poderia deixar de estar presente”, disse a aluna.

Rosângela de Barros Castro, coordenadora do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) Bahia, avalia que o ENE é uma alternativa ao esvaziamento das conferências nacionais de educação instituídas pelo poder público. Para a sindicalista, o Encontro também tem a proposta de articular os profissionais do setor, dos diferentes níveis. “Atravessamos um período que avalio ser o pior na história recente do país. Esse contexto exigirá a organização da classe trabalhadora, inclusive a do campo da educação. Essa é a proposta do ENE e das suas fases preparatórias: articular os trabalhadores para a construção de um projeto socialmente referenciado para a educação”, avalia a coordenadora.

Abertura
A fase preparatória começou com falas dos presentes à mesa de abertura. Participaram representantes de cada uma das associações docentes das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba), do Fórum das ADs, do Sinasefe, do ANDES-SN, do Comitê Estadual em Defesa da Educação Pública, da CSP-CONLUTAS e do Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro.

Fase preparatória começou com falas dos presentes à mesa

O professor Eurelino Coelho, da Uefs, foi o debatedor da conferência de abertura, cujo tema foi “Somente a luta muda a vida: por um projeto classista e democrático de educação”. O docente destacou que os grupos dominantes da sociedade brasileira nunca pensaram a educação de forma pública e inclusiva e que “a luta dos subalternos foi a responsável pelo andamento do projeto de educação inclusiva no país”.

Em sua fala, André Uzêda, diretor da Adufs e coordenador do Fórum das ADs, parabenizou a comissão organizadora da fase preparatória pela realização do encontro. O docente ainda ressaltou que, neste final de semana, dezenas de pessoas estão reunidas “em um evento contra-hegemônico aos projetos privatistas dos governos estadual e federal”. Considerando a realidade local, Uzêda ressaltou que “as Ueba enfrentam graves problemas, pois, o governo Rui Costa não entende a educação pública superior. Pensa-a de maneira reduzida, o que precariza as condições de trabalho e ensino nas instituições”.

Professor Luiz Blume (esquerda) mediou o debate com o professor Eurelino Coelho

Eixos dos debates
As discussões da tarde de sábado (30) foram organizadas em três Grupos de Trabalho (GT), formados a partir dos seguintes eixos de discussão: 1) Financiamento da Educação; Universalização da educação, acesso e permanência e Gestão/Organização do Trabalho Escolar; 2) Conhecimento, Currículo e Avaliação; Formação de trabalhadores da educação; e Trabalho na Educação e Condições de Estudo; 3) Gênero, Sexualidade, Orientação Sexual e Questões Étnico-Raciais. Os eixos temáticos foram definidos pela Coordenação Nacional das Entidades em Defesa da Educação Pública e Gratuita (Conedep). À noite, a partir das 20h, os presentes reuniram-se na Praça do Borogodó, localizada no Módulo III da Uefs, para as atividades culturais.

Discussões foram organizadas em três GTs 

A etapa preparatória termina domingo (31). A partir das 9h, mesas temáticas simultâneas abordarão os temas “Financiamento da educação: os limites das políticas públicas” e “Projetos antagônicos de sociedade: educação, espaços de liberdades, autonomia e democracia”. A plenária final está programada para às 13h30, quando serão sistematizadas as propostas discutidas ao longo dos dois dias. Veja a programação.

As decisões da etapa baiana serão encaminhadas para apreciação da plenária do III Encontro Nacional da Educação (III ENE), marcado para acontecer de 12 a 14 de abril, na Universidade de Brasília (UNB), capital federal. O tema é “Por um Projeto Classista e Democrático de Educação".  

Leia Também