Professores vão às urnas votar para nova diretoria da Adufs

25/03/2019

Os professores da Uefs irão às urnas, desta terça-feira (26) até a próxima quinta (28), votar para a nova diretoria da Adufs, biênio 2019-2021. As urnas serão distribuídas nas cantinas dos módulos I, III, V e VII, das 8h30 às 12h e das 14h às 19h. Também haverá urna na sede da Adufs, onde a votação acontecerá de forma ininterrupta. Para votar, o docente deve apresentar um documento de identificação.

A diretoria da Adufs reafirma que é importante o comparecimento da categoria aos locais de votação para reforçar o processo eleitoral e para dar ainda mais legitimidade e representatividade à chapa eleita. “Um sindicato forte se faz pela participação e presença da categoria nos espaços de discussão e decisão”, avalia o diretor Gean Santana.

A Chapa 1: Adufs Autônoma e Democrática foi a única inscrita no processo eleitoral. Os integrantes da chapa têm até esta segunda-feira (25) para fazer a campanha eleitoral. A posse será realizada após a proclamação dos resultados, em assembleia convocada para este fim. Veja a Nominata

Conquistas da Adufs
Nesses 38 anos, a serem completados no dia 14 de maio deste ano, a Adufs acumula um importante histórico de intensas lutas e grandes conquistas. Entre as melhorias obtidas estão a incorporação da Gratificação de Estímulo às Atividades Acadêmicas (GEAA) e da gratificação por Condições Especiais de Trabalho (CET) ao salário-base; aumento da gratificação do Incentivo à Pós-graduação (IPG) dos mestres, de 30% para 40%, e dos doutores, de 40% para 60%; reajustes lineares; aumentos nos salários; pagamento do auxílio-alimentação aos professores afastados para a pós-graduação; e a conquista, na década de 80, do ônibus que atende aos professores da Uefs residentes em Salvador.

Na relação das conquistas também pode-se destacar a realização de concurso público para a nomeação de professores; a construção do Processo Estatuinte; a retomada do pagamento do adicional de insalubridade, cortado pelo governo em 2015; a aprovação da Lei 13.376/2015, que estabelece o quadro de cargos de provimento permanente das universidades estaduais baianas; a conquista do direito à promoção e progressão na carreira, que fora estabelecido no Estatuto do Magistério Público, e a elaboração do Estatuto do Magistério.

As lutas travadas pelos docentes beneficiam não só a categoria, mas os estudantes, técnicos administrativos da Uefs e a comunidade externa. Como consequência dessas lutas têm-se: a revogação da lei 7176/97, que feria a autonomia da universidade; a conquista do direito para a escolha do reitor da Uefs; a ampliação do orçamento da universidade; a participação efetiva na discussão sobre a organização político-administrativa da instituição e a participação em comitês e frentes, como o Comitê Estadual em Defesa da Educação Pública, além das frentes Nenhum Direito a Menos e a da Escola sem Mordaça (instituída nacionalmente em contraposição ao Movimento Escola Sem Partido). 

Leia Também